
A fusão da Fiat Chrysler Automóveis com a Peugeot Citroën segue a todo vapor. A conclusão está prevista para o fim do primeiro trimestre de 2021, após o acordo ter sido anunciado em 18 de dezembro de 2019.
Ainda não se sabe quais serão os frutos do novo grupo em sua totalidade, embora já se saiba que o nome da nova empresa será Stellantis. No último episódio do Três e Meio, são discutidos cinco itens para entender melhor essa fusão e saber o que podemos esperar dela. Confira aqui ou dê play abaixo:
Mas, neste post, faço um exercício de futurologia considerando cinco modelos específicos, contemplando as marcas Fiat, Peugeot, Alfa Romeo e Lancia, e o que pode acontecer com eles muito em breve, seja no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos.

1. Fiat Argo: ganha, mas também pode perder
O compacto premium da Fiat é, talvez, o carro que possa ser mais impactado pela fusão. O que o Fiat Argo tem a ganhar é a moderníssima plataforma CMP da Peugeot, a mesma do 208, o que vai lhe render muitos avanços em dirigibilidade, segurança e tecnologia. Porém, ele também tem muito a perder: com os rumores da volta da Fiat ao segmento B na Europa, isso pode significar o fim do compacto, caso a montadora decida unificar seus modelos no futuro.

2. Peugeot Landtrek: perde
A picape média da Peugeot nem bem foi lançada e já corre o risco de subir no telhado. Caso o modelo não vá bem, não fará sentido mantê-lo na gama da marca. Até porque a Stellantis terá a Ram em seu portfólio, uma marca específica para esse tipo de carro, inclusive com público fiel e boa imagem. Além disso, a Ram também desenvolve uma picape média, com maiores chances de sucesso. Não à toa, Carlos Tavares, CEO da PSA, já deu a entender que o retorno da Peugeot aos Estados Unidos pode ser cancelado.

3. Alfa Romeo Giulietta: ganha
Apesar de ser o modelo mais vendido da marca na Itália, o hatch médio premium não parece estar no radar da Alfa Romeo. A marca até havia prometido uma reestilização profunda do carro, mas optou por congelar o projeto. Os rumores são que o Giulietta não sobreviverá a 2021, mas Carlos Tavares, CEO da PSA, pode (e parece que quer) mudar isso — bastaria utilizar o Peugeot 308 como base.

4. Peugeot 208: ganha
Se engana quem pensa que apenas a Fiat tem a ganhar com a Peugeot. No Brasil, a nova geração do 208 recebeu diversas críticas por não ter sido lançada com motores turbo. Mas isso pode mudar após a fusão, e o hatch francês poderia receber os novos motores Firefly turbo que serão lançados pela Fiat em 2021. Uma expansão na rede de concessionárias também não faria mal ao hatch, que estreou de modo morno nos rankings.

5. Lancia Voyager: incerto
A Lancia tem futuro incerto, mas uma das possibilidades é que a marca seja de fato relançada. Para isso, ela precisará de um SUV, que poderia ser considerado o \”herdeiro espiritual\” da Lancia Voyager, a minivan que era um rebadge da Chysler Town & Country e foi vendida sob a gama da marca europeia na Itália por um breve período. Outra possibilidade é que a Lancia de fato dê adeus ao mercado.
E aí, quais são as suas expectativas em relação à Stellantis? No próximo dia 04 de janeiro, serão realizadas as assembleias que aprovarão a nova empresa e, então, faltará pouco para sabermos o que vem por aí!