6 livros para ler sobre a Fiat

A Fiat está cheia de história para contar. Enquanto não dá para visitar o museu Casa 500, que tal ler estes livros? (Fiat/Divulgação)

Quando a gente fala que a Fiat é uma marca icônica — como Bono Vox disse no lançamento do novo Fiat (500)RED — é porque é mesmo! Basta ver a variedade de tipos de livros que falam sobre ela.

O prato é cheio. Para quem gosta de ficção, há romances que citam a empresa de Turim e seu papel na construção da cultura italiana (ou outros que celebram modelos icônicos da marca). Para quem prefere histórias reais, há biografias e relatos para descobrir tudo o que aconteceu nos bastidores da marca. E há até lições de liderança e gestão para aprender com os acertos — e os erros — da empresa.

Confira a seguir alguns desses exemplos. Todos os links redirecionam para a Amazon, onde você pode adquirir seu exemplar com desconto! 😉

1. Ferrari: o homem por trás das máquinas

Autor: Brock Yates (com epílogo de Stacy Bradley). Editora: Best-Seller. Adquira aqui.

Biografia de Enzo Ferrari, que, entre outras coisas, fala da aquisição da empresa pela Fiat e a obsessão do empresário pela velocidade — e por vencer.

2. Tetralogia Napolitana

Autora: Elena Ferrante. Editora: Biblioteca Azul. Adquira aqui o combo; a Fiat é citada nos volumes dois e três da série.

Nessa série de quatro livros de ficção, a misteriosa autora faz um panorama da Itália que começa nos anos pós-guerra e, é claro, a Fiat não poderia deixar de ser lembrada em meio à vida dos personagens.

3. Sertão adentro: a bordo do Jeep Renegade, em sintonia com a natureza baiana (Jeep Experience)

Autor: Chico Barbosa. Editora: CB News. Adquira aqui.

Um livro que acompanha uma das expedições feitas no Brasil pelo Jeep Experience — aqui, é retratada a exploração da Chapada Diamantina a bordo de um Renegade.

4. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter

Autor: Mário de Andrade. Editora: várias (a edição deste post é da Ubu — adquira aqui; também recomendo a da Penguin — adquira aqui).

Esse clássico da literatura brasileira também cita a Fiat, uma vez que o vilão do livro é italiano, e o herói brasileiro vai até a Itália atrás dele.

5. Nos bastidores da Fiat: a ousadia de uma tradição que se reinventou e venceu a crise

Autora: Jennifer Clark. Editora: Saraiva. Adquira aqui.

Conta a história da família Agnelli no contexto da Fiat, para mostrar como os negócios da empresa venceram a crise e a levaram a assumir o comando da Chrysler, uma das maiores montadoras do setor. Foi uma das referências para a primeira temporada do Três e Meio.

6. A virada estratégica da Fiat no Brasil

Autores: Betania Tanure e Roberto Patrus (com Cledorvino Belini). Editora: Campus. Adquira aqui.

Focado nas lições de gestão de Cledorvino Belini, que comandou a Fiat do Brasil entre 2004 e 2015, esse livro traz bastidores das operações da marca no país, servindo tanto para fãs quanto para quem quer saber mais sobre gestão empresarial.


Se você quer saber mais sobre a história da Fiat, também pode maratonar a primeira temporada do podcast com esta playlist no YouTube. Ou, se quiser saber sobre a história da Fiat no Brasil, confira aqui o especial feito em comemoração aos 45 anos da empresa no país: