Neste episódio, você vai entender por que a Stellantis, dona de nomes históricos como Fiat, Alfa Romeo, Peugeot, Citroën, Jeep e Chrysler, resolveu lançar em seus principais mercados mais uma marca, desta vez chinesa. A chegada da Leapmotor por meio de uma parceria está atrelada aos planos de eletrificação do grupo e pode se mostrar muito vantajosa à empresa. Mas haverá consequências diretas para a Fiat e suas irmãs ocidentais? É o que você vai descobrir.
Onde ouvir
O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer e PocketCasts. Clique aqui e assine o podcast.
Se preferir, dê play aqui:
O Três e Meio também está no YouTube! Clique aqui para escutar os episódios por lá.
Pontos de destaque
- 03:49 — Quem é a Leapmotor e por que ela é interessante
- 08:28 — O que a Stellantis ganha com a Leapmotor
- 17:56 — Infotainment: recados e comentários dos ouvintes
- 24:35 — Como a Leapmotor muda a estratégia da Stellantis
- 27:59 — Fiat, Jeep, Peugeot e outras marcas vão ter consequências?
- 36:38 — Recado sobre os próximos episódios e os 125 anos da Fiat

Extras do episódio
Episódios anteriores relacionados:
- #70: O que a Fiat pode fazer para salvar o 500e no Brasil?
- #71: Novo Argo — 3 erros da Citroën que a Fiat precisa evitar

Matérias e referências:
- A Stellantis tem metas ambiciosas no campo da eletrificação, mas ainda está longe delas, enquanto a Leapmotor teve quase 100 mil emplacamentos no ano passado, de acordo com dados do Car Industry Analysis. Juntando todas as marcas em todo o mundo, o grupo europeu vendeu pouco menos de 325 mil carros elétricos em 2023.

- Segundo uma matéria da jornalista Paula Gama, do UOL, o incômodo da União Europeia, atiçado justamente por executivos como Carlos Tavares, que é CEO da Stellantis, ficou tão grande que a comissão abriu uma investigação para estudar o impacto desses subsídios no mercado.
- O governo americano anunciou que vai quadruplicar a taxação sobre veículos elétricos chineses para 100% este ano.
- A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
Sobre o podcast
O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Novos episódios terça sim, terça não. Este podcast não tem qualquer ligação oficial com a Fiat ou a Stellantis e é produzido de maneira 100% independente.