#74: Por que a Fiat prefere Argo, e não Uno

Montagem mostra os Fiat Grande Panda e Novo Uno em primeiro plano e o Fiat Argo atrás
Apesar de carregar o legado do Uno no design, o Grande Panda pode se chamar Argo no Brasil. Eis aqui o motivo.

Neste episódio, você vai entender por que a Fiat tem bons motivos para não resgatar o nome Uno na versão brasileira do Grande Panda. Apesar de ser um ícone do nosso mercado, que completa 40 anos neste mês, o Uno saiu de linha deixando um sabor amargo para a marca. Além disso, há alguns fatores que podem jogar a favor da manutenção do nome Argo. É hora de deixar as preferências pessoais de lado e tentar compreender o ponto de vista da Fiat.

Onde ouvir

O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer e PocketCasts. Clique aqui e assine o podcast.

Se preferir, dê play aqui:

O Três e Meio também está no YouTube! Clique aqui para escutar os episódios por lá.

Pontos de destaque

  • 01:20 — Panda, Uno ou Argo: o próximo hatch da Fiat
  • 06:30 — Uno: o nome de 40 anos que passou do sucesso ao fracasso
  • 18:15 — Infotainment: recados e comentários dos ouvintes sobre o novo Fiat Panda
  • 29:00 — Argo: o oposto do Uno
  • 38:30 — Mobi: a peça que falta para fechar o quebra-cabeça?
Fiat Grande Panda azul visto de dianteira na pista de testes de Lingotto, na Itália
Feito na plataforma do Citroën C3 europeu, o Grande Panda não será um carro de entrada no Brasil. (Fiat/Divulgação)

Extras do episódio

Episódios anteriores relacionados:

Matérias e referências:

  • A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
Interior do Fiat Grande Panda La Prima
Por dentro e por fora, o Grande Panda é inspirado no passado da Fiat, na mesma filosofia que deu origem ao Panda e ao Uno dos anos 1980. (Divulgação)

Sobre o podcast

O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Novos episódios terça sim, terça não. Este podcast não tem qualquer ligação oficial com a Fiat ou a Stellantis e é produzido de maneira 100% independente.