#78: Como a série Tributo 125 mostra dois lados opostos da Fiat

Fiat Fastback na cor cinza com a série Tributo 125 visto de traseira
Os Fiat Fastback, Pulse, Argo, Strada e Toro ganharam uma série especial que tem pouco coisa de especial. Vale a pena? (Divulgação)

Neste episódio, o assunto será a recém-apresentada série especial Tributo 125, que a Fiat preparou para Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro. Mas, além de saber se a nova versão vale a pena, você vai entender por que ela é um símbolo do abismo que existe entre a Fiat italiana e a Fiat brasileira — e por que o que hoje parece só uma falta de cor pode ser sintoma de algo que não pode continuar acontecendo no futuro da marca.

💬 Você acha que a série Tributo 125 faz jus à história da Fiat?

Onde ouvir

O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Deezer e PocketCasts. Clique aqui e assine o podcast.

Se preferir, dê play aqui:

O Três e Meio também está no YouTube! Clique aqui para escutar os episódios por lá.

Pontos de destaque

  • 01:21 — Tributo 125: o que é e quanto custa a série especial da Fiat
  • 04:26 — A série Tributo 125 dos Fiat Fastback, Pulse, Strada, Toro e Argo vale a pena?
  • 16:11 — Cores, equipamentos e personalidade: aniversário ou enterro da Fiat?
Fiat Argo na cor cinza com a série especial Tributo 125 visto de dianteira
Fiat Argo foi um dos modelos escolhidos para celebrar os 125 anos da marca… em tons de branco, preto e cinza. (Divulgação)

Extras do episódio

Episódios anteriores relacionados:

Fiat Pulse na cor branca e com a série especial Tributo 125 visto de traseira
Por enquanto, a volta do Pulse Drive Turbo 200 é apenas com a série especial Tributo 125, mas a versão poderá ganhar uma segunda chance em definitivo a depender de seu desempenho nas vendas. (Divulgação)

Matérias e referências:

  • Por enquanto, segundo o site Motor1, que questionou a Fiat, a volta da versão Drive Turbo 200 no Pulse será apenas com a série especial; a marca diz que, dependendo do interesse do público, poderá voltar a oferecer a versão normal.
As cores mais vendidas nos carros em 2022 de acordo com diferentes regiões (Axalta).
  • Alguns anos atrás, um estudo da própria Anfavea feito num intervalo de uma década mostrou que as cores neutras são as dominantes no Brasil. Já o relatório global da empresa de tintas Axalta, publicado todos os anos, mostra que na América do Sul a cor mais vendida nos carros em 2022 — ano do último levantamento feito — foi o branco, com 39% de participação, sendo 32% branco sólido e 7% branco perolizado.
  • Desde julho do ano passado, a Fiat não vende carros na cor cinza na Europa.
  • A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
Montagem mostra metade de um Fiat 600 laranja e com cores e metade de um Fiat Pulse cinza e numa imagem preto e branca
Na Europa, Fiat só vende carros, como o Fiat 600, em tons de branco, preto ou coloridos. (Divulgação)

Sobre o podcast

O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Novos episódios terça sim, terça não. Este podcast não tem qualquer ligação oficial com a Fiat ou a Stellantis e é produzido de maneira 100% independente.