
Em 9 de julho de 1976, a fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais, começou a operar. Ali se concretizava uma jornada que começara alguns anos antes, quando Gianni Agnelli — neto do fundador da empresa e presidente do grupo na época — veio ao país para negociar a implementação da segunda fábrica da montadora na América Latina (a primeira foi na Argentina).
A empreitada era ambiciosa, mas nem mesmo os mais otimistas deviam imaginar o sucesso estrondoso que os italianos teriam no Brasil. Parte do motivo para a Fiat ter caído no gosto do brasileiro são as inúmeras inovações lançadas com ineditismo em nosso mercado. A seguir, estão reunidas 45 delas, responsáveis por marcar a trajetória da empresa de Turim em terras tupiniquins.

1. Fábrica fora do eixo Rio-SP
A Fiat já chegou inovando. Assinado em 1973, com direito a visita de Gianni Agnelli, o acordo da Fiat SpA com o estado de Minas colocava, pela primeira vez, uma montadora fora do Rio ou São Paulo. Apesar das incertezas, se tornou um dos grandes diferenciais da Fiat, ao transformar Betim em um polo único e com mão de obra local.

2. Primeiro carro a apostar em estrutura para deformação programada da carroceria
O Fiat 147 chegou em 1976 com uma série de inovações. Entre elas, coluna de direção retrátil, para-brisa com vidro laminado e estrutura diferenciada, que contemplava motor transversal e estepe no capô. Isso tudo prenunciava a tendência da carroceria com deformação programada, que ganharia força nos anos 1990 pela maior segurança em caso de acidentes.

3. Primeiro carro nacional com motor transversal
Vale reforçar esta inovação do Fiat 147: o motor transversal. Com ele, o hatch ganhava espaço e, mesmo sendo o menor carro nacional, podia oferecer 80% da carroceria aos passageiros — fórmula que virou padrão na indústria (embora alguns só tenham aposentado o motor longitudinal quase quatro décadas depois).

4. Primeiro furgão derivado de compacto
O Fiat 147 teve muitos derivados — uma inovação por si só — e o primeiro deles foi o Fiat 147 Furgão, que estreou um conceito já consagrado na Europa, mas inexistente no Brasil. Em 1977, o hatch perdia banco e vidros traseiros, além de itens de conforto, para atender frotistas e comerciantes em busca de um carro simples, econômico e barato. A fórmula deu certo e foi repetida com Fiat Uno.

5. Primeira picape derivada de um carro compacto
Em 1978, a Fiat lançava um modelo que provavelmente nem ela previu que traria tantos frutos no futuro. Isso porque a Fiat 147 Pick-up foi a precursora — a primeira carroceria variante derivada do hatch e o primeiro utilitário leve derivado de um automóvel — de uma linha de picapes que, hoje, com Strada e Toro, garante mais de 55% de participação para a montadora em todo o segmento.

6. Primeiro carro a álcool do mundo
O Fiat 147 tem inúmeras famas até hoje, dentre elas a de cachaceiro (😂) por ter sido o primeiro carro do mundo movido a etanol, lançado em 5 de julho de 1979. Até hoje a montadora aposta no combustível e estuda como diminuir o gap de consumo do combustível brasileiro em relação à gasolina.

7. Primeiro carro com computador de bordo
Em 1985, o sedã do Uno chegou com um item pomposo, que permitia ter acesso a diversas informações do veículo: o computador de bordo. O mais curioso é que o Prêmio não era um carro topo de linha. O hatch também ganhou o equipamento.

8. Primeiro carro popular 1.0 do Brasil
Em 1990, a Fiat foi ágil e se aproveitou de mudanças na taxação de automóveis para lançar o Uno Mille, sucesso instantâneo, cuja história é contada aqui. O sucesso fixou de vez a marca — e o modelo — no Brasil.

9. Primeiro veículo nacional com motor 4 válvulas por cilindro
Em 1993, a Fiat lançou o Tempra 16V, estreando mais uma tecnologia no mercado. Com quatro válvulas por cilindro, o motor podia “respirar” melhor, o que, aliado ao duplo comando, fazia a potência subir de 99 para 127 cv, e o torque, de 16,4 para 18,4 kgfm.

10. Primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
Em 1994, o Fiat Uno Turbo foi o primeiro carro de passeio do Brasil a ganhar turbocompressor de fábrica. Assim, o motor 1.3, vindo da Itália, tinha 118 cv e 17,5 kgfm, suficientes para levar o carro de 0 a 100 km/h em 9,2 s e eternizá-lo na história da indústria.

11. Primeiro popular com ar-condicionado de fábrica
Após apresentar o facelift do Fiat Uno, em 1991, a montadora manteve o Uno Mille intacto, como opção mais barata. Mas, em 1994, para brigar com o Corsa, a marca lançou também a versão ELX para o Mille, mais luxuosa, com o facelift e acabamento superior. Entre os destaques, estavam as opções de ar-condicionado, pela primeira vez em um carro popular, e cinco portas.

12. Primeira montadora do Brasil a ter certificado de gestão ambiental
A Fiat foi a primeira fábrica de carros leves e de passeio do país a conquistar a ISO-14001, certificação internacional que atesta a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental. Desde 1994, quando ele foi implantado, a Fiat registra queda contínua dos indicadores de geração de resíduos e consumo de água e de energia por veículo produzido.

13. Primeira montadora a criar um sistema eletrônico de vendas
Ainda em 1994, a Fiat lançou o programa Mille On-Line, por meio do qual garantia a entrega do Uno Mille ao comprador no prazo estabelecido e pelo preço de tabela. Em um período de forte demanda e inflação, com a cobrança de ágio sendo muito frequente, a solução reforçava o lema \”respeito é bom e eu gosto\”, que levaria a empresa a ser eleita \”Empresa do Ano\” no setor pela Exame nos anos de 1994 e 1995.

14. Primeiro carro nacional com airbag
A Fiat tem histórico de trazer muitos equipamentos vistos em seus modelos na Europa para o Brasil e não foi diferente com o Tipo, que foi nacionalizado praticamente mantendo o mesmo nível da versão europeia.

15. Primeiro compacto com freios ABS e airbag duplo
Em 1996, o novo carro global da Fiat provocou uma revolução no segmento. O Palio era um avanço em todos os sentidos, mas nada deixava isso mais claro do que a primazia de poder ser equipado com freios ABS e airbag duplo em plenos anos 1990. Para um compacto, isso era inimaginável.

16. Primeira montadora a oferecer carros adaptados de fábrica
Em 1996, com o lançamento do Palio, a marca apresentava o programa Fiat Autonomy, iniciativa inédita no Brasil, mas já existente na Europa, que permitia adaptar o modelo para pessoas com deficiência mantendo a garantia e a segurança de fábrica.

17. Primeiros carros 1.0 equipados com câmbio de 6 marchas
Em 1998, a Fiat decidiu atender o mercado e lançar um Siena mais barato, com motor 1.0, que não era exatamente o mais adequado para um sedã. A solução foi utilizar um inédito câmbio de 6 marchas, a primeira bem curta, para amenizar a lentidão em arrancadas e subidas. A tática foi depois repetida com o Palio Weekend.

18. Primeiro carro nacional com faróis elípticos
Em 1998, o Fiat Marea uniu design a tecnologia: os faróis tinham blocos elípticos, muito mais eficientes. Para conferir mais inovações do carro, escute o episódio 27!

19. Primeiro automóvel nacional equipado com sidebags
Em 1999, um ano depois de seu lançamento, o Fiat Marea estreava um equipamento pela primeira vez visto no Brasil: o conjunto de airbags laterais — até hoje indisponível em muitos modelos vendidos no país.

20. Primeiro veículo aventureiro
Também em 1999, a Fiat lançou um conceito inovador derivado do Palio Weekend. Em meio ao lançamento do Fiat Pulse, lembramos do Palio Adventure, modelo que ganhava suspensão elevada e diferenciada, pneus exclusivos e caracterização “off-road light”. Identificando uma oportunidade, a Fiat antecipou a onda de SUVs e fez história ao influenciar não só o mercado nacional como internacional.

21. Primeiro carro vendido pela internet
Falando em inovações lançadas no ano de 1999, o Fiat Brava chegava com uma grande novidade no modo como era comercializado. Depois do Mille On-Line, era possível, pela internet, não apenas solicitar a compra do hatch como também ter o financiamento pré-aprovado pelo Banco Fiat.

22. Primeiro carro popular com embreagem automatizada
Em 1999, a Fiat ainda lançava o primeiro carro 1.0 com embreagem automática da era moderna na indústria brasileira. O Palio Citymatic proporcionava maior conforto sem interferir no consumo, pois dispensava o pedal à esquerda — a embreagem era acionada pelo uso da alavanca de câmbio.

23. Primeira van grande fabricada no Brasil
Importado da Itália desde 1998, o Fiat Ducato foi nacionalizado em 2000, tornando-se o primeiro de seu segmento com fabricação local e tração dianteira, que resultava em um piso mais baixo e plano. Várias versões e mecânica confiável replicaram aqui o sucesso visto na Europa.

24. Primeiro carro nacional equipado com acelerador eletrônico
A grande novidade do facelift do Fiat Palio em 2000 não foi seu visual, mas sim a estreia dos novíssimos motores Fire, de produção totalmente robotizada. Com o 1.3 16V, também chegou o acelerador com controle eletrônico (drive-by-wire), mais moderno, suave e eficiente — pela primeira vez em um carro nacional e, ainda por cima, compacto.

25. Primeiro carro do país com conexão Bluetooth
Lançado em 2003, o Stilo chegou com uma ampla publicidade, indo parar até no peito de jogadores de futebol. Um dos chamarizes foi o novíssimo Rádio Connect — oferecido até hoje em alguns modelos — , que dava ao carro o título de primeiro modelo nacional com conexão Bluetooth.

26. Primeiro carro fabricado no Brasil com oito airbags
O sucessor do Brava também foi o primeiro carro fabricado no Brasil a oferecer oito airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros e dois laterais do tipo cortina — itens até então vistos só em carros importados luxuosos e, ainda hoje, raros.

27. Primeira montadora generalista a oferecer direção elétrica com dois modos de condução
Também foi o Stilo o responsável por estrear a direção Dual Drive, não só elétrica, mas também com função City, que reduzia em 50% o esforço em manobras ao ativar um botão no painel. Essa tecnologia, mais tarde, seria ofertada também nos Fiat 500, Bravo, Uno (a partir da linha 2015) e até no Mobi (na versão Drive). Já em modelos mais recentes, como Argo e Cronos, a tecla foi eliminada, pois o mecanismo foi incorporado à direção, tornando a assistência automaticamente progressiva.

28. Primeiros carros nacionais com tetos solares panorâmicos deslizantes
Com o lançamento do Stilo, chegava ainda o teto solar Sky Window, com 5 lâminas de vidro retráteis. Em 2005, a Fiat Idea causou barulho, pois entre os itens mais alardeados em sua extensiva campanha estava um teto solar icônico: o Skydome ocupava cerca de 70% do teto e viria a equipar, mais tarde, os hatches Punto e Bravo. Esses tetos reuniam o charme dos panorâmicos de vidro com o estilo dos tetos solares tradicionais.

29. Primeiro compacto a ser equipado com sensores de chuva e crepuscular
A reestilização do Palio lançada em 2003, mais uma feita por Girorgetto Giugiaro, não trouxe apenas um design arrebatador, que fez muito sucesso. Ela introduziu um acabamento ainda mais caprichado e muitos itens raros no segmento, como rádio MP3 (mais tarde, também com conexão Bluetooth) integrado ao painel. Entre os opcionais, pela primeira vez um compacto poderia receber sensores de chuva e crepuscular, airbags laterais e retrovisor interno fotocrômico.

30. Primeiro flex popular do país
Embora a tecnologia tenha sido aperfeiçoada pela Magneti Marelli — uma empresa, à época, da Fiat — , não coube à marca estreá-la. Mas foi a Fiat que a popularizou, ao ofertá-la, em 2005, em modelos de entrada, como Mille e Palio Fire. Até então, as montadoras apostaram na tecnologia apenas para versões e modelos de menor volume.

31. Primeiros carros com vidros laminados
Em 1976, o Fiat 147 já tinha sido o primeiro nacional a utilizar vidro laminado no para-brisa. Mas foi o Fiat Idea, em 2005, o primeiro modelo a adotar a solução também nas portas (na HLX). A vantagem é que esse tipo de vidro não se estilhaça em caso de quebra, sendo bem mais seguro.

32. Primeiro carro multicombustível do Mercosul
O Siena Tetrafuel surgiu em 2006, capaz de ser alimentado com etanol, gasolina E25 (brasileira), gasolina pura (do Mercosul) e gás natural. O modelo era uma resposta a frotistas e taxistas que queriam uma solução econômica, mas com a segurança de fábrica. A versão continuou em linha no Siena 4 e no Grand Siena.

33. Primeiro carro do Brasil com GPS integrado ao painel
Em 2008, o Linea chegou com status de carro topo de linha, e um de seus diferenciais era o sistema Blue&Me, já disponível no Punto, mas agora com navegação guiada por voz e instruções no próprio quadro de instrumentos.

34. Primeira montadora a oferecer diferencial blocante em carros 4×2
Em 2008, com o Palio Adventure Locker, também era lançado o primeiro modelo da gama aventureira com o diferencial de comando eletrônico (ELD), Locker (mais tarde um opcional). Assim, a linha passava a ganhar potencial off-road como nenhum outro aventureiro, afinal, a tração dianteira poderia ser aumentada com um botão no painel.

35. Primeiro carro nacional com lanternas de LED
Em 2010, a Fiat apresentou um facelift para o Idea, que só existiu por aqui e foi inspirado na sua prima Lancia Musa. O modelo ganhou linhas mais refinadas e passou a contar com vistosas lanternas de LED. Um experimento, pois o equipamento seria popularizado com o volume de vendas de Toro e Cronos no futuro.

36. Primeiro carro do mundo desenvolvido na plataforma Creative Commons
O Fiat Concept Car III, ou Fiat Mio, foi o terceiro de uma série de carros especiais desenvolvidos pelos designers de Betim para mostrar suas capacidades técnicas. Eles eram sempre exibidos nas edições do Salão do Automóvel. Mas em 2010 foi diferente, porque a Fiat chamou os próprios consumidores para participar do projeto: de agosto de 2009 a outubro de 2010, mais de 2 milhões de pessoas, de 160 países, visitaram um portal com a licença Creative Commons (em que os direitos de uso são compartilhados) para opinar sobre o desenvolvimento do veículo.

37. Primeira fábrica de automóveis do país a alcançar aterro zero
A Fiat foi a primeira montadora a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem, meta alcançada em 2011 como parte do projeto Aterro Zero. Foi implementado, ainda, um sistema para reciclar isopor que reduz em cinquenta vezes o volume do material, e itens como fivelas, calotas e aparas de cinto são enviados para a Cooperárvore, cooperativa social do Jardim Teresópolis.

38. Única picape compacta com cabine estendida, dupla e três portas
Embora essas soluções possam ter sido vistas em modelos isolados no passado, a Fiat Strada foi a única picape compacta a apresentar tantas opções simultaneamente — e com vendas tão expressivas a ponto de fazer a concorrência pensar em soluções similares. A cabine estendida surgiu em 1999, a cabine dupla, em 2009, e as três portas, em 2013. Hoje, o modelo faz sucesso após ter sido também a primeira picape compacta de cabine dupla com quatro portas.

39. Primeiro carro nacional com sistema start&stop
Em 2014, a Fiat apresentava o facelift do bem-sucedido Novo Uno. Com as novidades, o modelo era reposicionado, ganhando novas tecnologias para se descolar do Mobi. Entre elas, estava o sistema start&stop, disponível na (rara) versão Evolution 1.4. Pela primeira vez, o equipamento dava as caras em um carro nacional, surpreendendo também por ser um compacto manual.

40. Primeiro carro fabricado no Brasil com câmbio acionado por botões
\”Com câmbio de Ferrari\”, o Uno 2015 também trazia uma evolução do Dualogic, lançado no Stilo 2008. Tratava-se, mais uma vez, de uma tentativa mais econômica de oferecer um carro que eliminasse as trocas de marchas por meio do pedal de embreagem, depois do Palio Citymatic. Agora, o sistema era acionado por um robô, resultando em um câmbio automatizado. No Uno, a grande novidade era a troca da alavanca por botões — daí o \”parentesco\” com a Ferrari. O sistema também tinha sido aperfeiçoado e passaria por mais uma atualização, trocando de nome para GSR Comfort no lançamento de Argo e Cronos.

41. Primeira picape nacional com tampa traseira bipartida
Depois de lançar a 147 Pick-up com uma tampa traseira que abria lateralmente, a Fiat inovou em 2016 ao apresentar a Toro, uma picape média-compacta, com abertura não apenas lateral como bipartida. A solução facilita o uso em ambiente urbano e também passou a ser oferecida nas picapes da Ram.

42. Primeiro carro nacional com tampa do porta-malas de vidro
Em 2016, a Fiat teve a ousadia que faltou à VW ao lançar o up! (que usava a solução na Europa): com o Fiat Mobi, apresentou um compacto com tampa do porta-malas de vidro, mais leve, melhorando seu desempenho.

43. Primeira fábrica de automóveis a reutilizar praticamente 100% da água
A Fiat recircula 99% da água que utiliza nos processos produtivos. O Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos da fábrica em Betim está em atividade desde 1998 e foi modernizado em 2010, quando o volume de água recirculada passou de 92% para 99%. Na prática, significa a quase eliminação da captação da água potável da rede pública para o uso industrial e uma economia que corresponde, em valores, ao abastecimento de uma cidade de 30 mil habitantes.

44. Primeiro carro vendido no Brasil com partida remota pela Alexa
Em maio, a Fiat fez da Fiat Toro o primeiro carro que pode ter seu motor acionado pela assistente Alexa, permitindo a refrigeração da cabine antes de se entrar no veículo sem a necessidade de estar com a chave ou o celular.

45. Motor turboflex mais forte e potente do mundo
A Fiat Toro 2022 também trouxe o motor T270, nada mais do que o Firefly 1.3 com turbocompressor, 4 válvulas por cilindro, injeção direta e sistema MultiAir (que possibilita variação inteligente no comando das válvulas). Assim, o GSE T4 entrega 180/185 cv (g/e) e torque de 27,5 kgfm — ou seja, é o motor turbo com maior potência e torque específicos já criado no mundo a partir de um deslocamento tão pequeno.
Essas são apenas algumas das muitas inovações que a Fiat lançou no Brasil em seus 45 anos, mas dão um bom panorama de sua trajetória, marcada pelo respeito ao consumidor, pela paixão por fazer carros e pela inquietude constante. É por isso que a marca deu tão certo, por acreditar e investir no Brasil. Que venham muitos outros 45 anos! Parabéns, Fiat!
O livro Todos os Fiat, publicado pela montadora em 2011, foi consultado para este artigo. Fotos: Divulgação/Fiat.
Atualização: uma versão anterior dizia que a fábrica da Fiat na Argentina era em Córdoba, onde fica a planta atual, mas na verdade a primeira fábrica da empresa no país foi em El Palomar.