5 coisas que você precisa saber sobre a Abarth

Fiat Pulse marcará o retorno da Abarth ao Brasil e este foi o primeiro teaser. (Fiat/Divulgação)

Está confirmado: a Fiat anunciou o retorno da Abarth ao Brasil. Nos últimos anos, tivemos por aqui o Fiat Stilo Abarth e o Fiat 500 Abarth, mas ao que tudo indica desta vez o escorpião chegará com status de marca, como já acontece na Europa, preparando uma versão apimentada que resultará no Abarth Pulse.

De acordo com informações da Quatro Rodas (das quais já falamos aqui no Três e Meio) e do Autos Segredos, o modelo será equipado com o motor T270 de até 185 cv de potência visto na Fiat Toro e no Jeep Compass. Deve trazer parachoques, rodas (com cinco furos), suspensão e ajustes diferenciados no motor, além de start&stop e freio de estacionamento eletrônico.

Em comunicado divulgado à imprensa, a Fiat diz o seguinte:

Prepare-se! Muito em breve você vai saber como a Fiat pretende “envenenar” a sua rede de concessionárias com um veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance, esportividade e que não abre mão de uma experiência única de direção que somente a “picada” de uma marca provocante poderia proporcionar…

A marca irá revelar a chegada da Abarth ao público na edição deste domingo (13) do Big Brother Brasil, na TV Globo. Mas, até lá, você já pode relembrar ou conhecer cinco coisas essenciais da Abarth neste post — e descobrir por que estamos tão empolgados com o retorno do escorpião!

1. É uma marca lendária

Criada em 31 de março de 1949, a Abarth volta ao Brasil no ano em que completa 73 anos de história. Ela foi fundada em Bolonha, na Itália, por Carlo Abarth, engenheiro austríaco que encontrou refúgio na Itália. Desde criança, Abarth já fazia “melhorias” em seus “brinquedos”. Foi com esse espírito que ele criou a marca responsável por estabelecer 133 recordes no mundo das competições. Os primeiros modelos eram baseados nos carros da Cisitalia.

2. O significado do escorpião

O escorpião acompanha a Abarth desde sua fundação e foi escolhido por três motivos: era o símbolo do zodíaco de Carlo; era um desenho difícil de ser imitado; e se encaixava perfeitamente na filosofia de “pequeno, mas mau”. Inicialmente, o animal não era acompanhado do escudo, introduzido em 1954 com as cores amarela (da cidade de Merano, que acolheu os Abarth) e vermelha (que já representava a Itália nas competições). Quando comprada pela Fiat, a Abarth passou a contar com as cores da bandeira italiana no logo.

3. Além das competições

Apesar das vitórias impressionantes, o que realmente fez o jogo mudar foi a aposta em componentes para tuning. Ao melhorar a performance e adicionar personalidade aos carros de produção em série, a Abarth praticamente criou um mercado na Itália e se destacou por oferecer uma série de tutoriais para que os compradores pudessem fazer as instalações em poucos passos, caso não quisessem receber o carro pronto. Tudo começou no Salão de Turim de 1950 com escapamentos para o Fiat Topolino, e aos poucos tomou proporções impressionantes, em especial com os Fiats, como 500 e 600.

4. Relação com a Fiat

A Abarth só passou a ser da Fiat em 1971, mas o relacionamento começou antes. Com as vitórias nas pistas e a febre pelo mercado de peças, a montadora italiana assinou um acordo com Carlo Abarth em 1958: ele teria acesso às carrocerias semifinalizadas e, em troca de cada vitória em um Fiat, seria recompensado com bonificações. Assim nascem os primeiros Fiat-Abarth, que fizeram muito sucesso nas competições. Com planos para entrar na Fórmula 1, Abarth investiu em um novo V12, mas as regras mudaram e isso lhe deu grande prejuízo. Foi então que o engenheiro vendeu a empresa à Fiat.

5. Está sempre nas apostas da Fiat

Depois da aquisição, a Abarth rendeu à Fiat a primeira vitória no Campeonato Mundial de Rali de construtores. Ao todo, foram quatro vitórias com o Fiat 131 Abarth, incluindo a primeira na história do campeonato de pilotos, em 1977. Carlo Abarth também contribuiu para o sucesso da Lancia na categoria, assumindo a engenharia da Squadra Lancia. Nos anos 1980, a Abarth continuou preparando alguns dos Fiats e, após um hiato nos anos 1990, o grupo anunciou o retorno do escorpião em 2007. Desde então, as principais apostas da Fiat vêm recebendo atenção da Abarth, como 500, Punto e 124 Spider. Produzidos no Brasil, tivemos Stilo e, agora, em retorno com força total, Pulse.