
Ontem (22), a Stellantis anunciou a parceria com a (RED) para vender modelos alusivos à entidade em troca de um fundo capaz de financiar ações beneficentes da organização de Bono Vox em prol do combate à pandemia de covid-19, causada pelo novo Coronavírus.
Modelos de Fiat, como o novo 500 elétrico, Jeep e Ram ganharão versões especiais para espalhar a mensagem beneficente. Mas alguns pontos ficaram em aberto ou chamaram atenção, como o fato de apenas um dos bancos do Fiat 500 ser vermelho (os demais são pretos com detalhes em vermelho), dividindo opiniões. Vamos entender esses detalhes?

Qual o objetivo da parceria?
A parceria contempla um fundo de no mínimo 4 milhões de dólares, que será alimentado pela Stellantis entre 2021 e 2023, para apoiar o trabalho da organização de Bono no combate às pandemias de Aids e covid-19 em países mais pobres. De acordo com a Fiat, isso significa que “a partir de hoje, cada veículo (Fiat) RED comprado da série especial da família (500) RED é o mais ético e significativo já feito”.

De acordo com Bono, “menos de 5% das pessoas na África estão totalmente vacinadas, enquanto as vacinas são abundantes na Europa e na América” e “a menos que esta pandemia seja derrotada em todos os lugares, ninguém estará seguro em qualquer lugar”.
Por isso, o cantor e ativista elogiou a iniciativa da Fiat: “Temos uma das empresas automobilísticas mais icônicas do mundo dizendo que quer ajudar a eliminar a covid-19 da face do planeta e, com o Novo (500) RED, eles nem precisarão de petróleo para isso”.

Quais marcas e modelos serão contemplados?
A Jeep irá lançar a edição (RED) do Compass no final de 2021, enquanto o Renegade chegará em 2022. Já a Ram 1500 será apresentada hoje (23), e a marca promete explorar outras vertentes da parceria em 2022. A Fiat, por sua vez, oferecerá variantes em toda a família 500, embora — pelo menos por ora — apenas na Europa.

Só tem vermelho mesmo?
Na verdade, não. A maioria dos carros ganhará ainda opções em branco, cinza ou preto, variando de modelo para modelo. Mas sempre haverá detalhes, como logos e frisos, em vermelho.

O que muda para o (500) RED?
O Novo (500) RED será o primeiro veículo da Stellantis — e de todo o mundo — a receber a novidade, que já está disponível, como uma versão intermediária. Na Itália, o preço é de 28.800 euros para o hatch e 31.800 euros para o Cabrio, com capota preta.
O modelo pode ser escolhido com duas opções de motor, ambos elétricos: um de 70 kW (95 cv) com autonomia de até 190 km ou um de 87 kW (118 cv) com autonomia de até 320 km, como o do 500e trazido ao Brasil.

Já o (500) RED — aquele que usa a carroceria lançada em 2007 — é baseado na versão Dolcevita e está disponível como hatchback com teto de vidro panorâmico (por 19.150 euros) ou na versão Cabrio (por 21.650 euros) com capota preta, sendo sempre equipado com um sistema híbrido-leve, ou seja, motor 1.0 Firefly de 70 cv em conjunto com um alternador elétrico.

O (500X) RED é baseado na versão Cross e está disponível nas versões hatchback (25.450 euros) e Dolcevita (28.450), que traz um teto de lona preta retrátil. São oferecidos dois motores a gasolina — Firefly 1.0 turbo de 120 cv ou Firefly 1.3 turbo de 150 cv — e dois a diesel, 1.3 de 95 cv e 1.6 Multijet de 130 cv.

Por último, mas não menos importante, o (500L) RED também ganha a assinatura da parceria. Para ele, há os motores 1.4 T-Jet a gasolina de 95 cv ou 1.3 turbodiesel Multijet de 95 cv, com preços partindo dos 23.050 euros.
Os modelos (RED) trarão um bom custo-benefício, personalização extra com rodas diferenciadas e os equipamentos de conectividade mais avançados disponíveis em cada modelo.

Além disso, a família 500 será equipada com um filtro de ar tratado com uma substância biocida altamente eficaz contra vírus e bactérias, que pode impedir a re-aerosolização dentro do habitáculo. Outro ponto é que as superfícies de alguns dos componentes internos foram submetidas a um tratamento antimicrobiano.
Os proprietários receberão um Welcome Kit com dispensador de desinfetante para as mãos, uma capa de chave específica e uma carta exclusiva assinada por Olivier François, CEO da Fiat, e Bono, dando boas-vindas à comunidade (RED).

O (500) RED também pode ser acompanhado de um extra — um sistema de mobilidade complementar e sustentável. Trata-se do (500 Iride) RED, da Mopar, cujo nome é inspirado nos icônicos faróis redondos do 500 e denomina uma opção projetada para caber perfeitamente no porta-malas do 500.
A scooter elétrica é dobrável e pesa 15 kg, tornando-a fácil de transportar para qualquer lugar. Tem autonomia de até 30 km, velocidade máxima de 25 km/h e carrega em apenas 4,5 horas, com carregador doméstico incluído. Além disso, o aplicativo dedicado pode ser usado para visualizar informações e gerenciar configurações e compartilhamento direto de seu smartphone.

E os bancos polêmicos?
Calma, se você já estava se retorcendo por um dos bancos do novo (500) RED ser de cor diferente, saiba que há um motivo para isso — e o carro não precisa ser necessariamente equipado nessa configuração.
Nas palavras da Fiat, a ideia de deixar um banco em vermelho e os demais em preto surgiu \”da crença de que todos podemos desempenhar nossa parte na luta contra a pandemia e que cada um de nós pode, portanto, liderar a mudança\”, por isso a decisão incomum de ter o banco do motorista de uma cor diferente da dos outros três bancos. Seria \”uma provocação, uma mensagem, um convite: esteja \’pronto\’ para se sentar no comando da mudança\”.

Para quem prefere a uniformidade de cores, a marca vai oferecer duas opções: ou os bancos todos pretos com logos em vermelho ou todos os bancos em vermelho com logo preto. Mas, em ambos os casos, o comprador deve abrir mão do exclusivo pedal do acelerador na cor vermelha — um detalhe sugerido pelo próprio Bono Vox.
E aí, qual você escolheria?
Quer saber mais sobre o 500e? Escute o episódio sobre ele: