O que é um podcast e como ouvir o Três e Meio?

Quando se fala de podcast, está tudo no áudio. (Javier Richards/Wallpaper Flare)

Embora os podcasts estejam em ascensão, muita gente ainda tem dúvidas sobre esse formato que virou um queridinho dos apreciadores de bom conteúdo. Hoje em dia, tem podcast para tudo que é gosto — até um para falar só de Fiat, não é mesmo? Então, neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre esse formato e descobrir quais são as opções para ouvir podcasts, como o Três e Meio!

O que é um podcast?

Existem dois modos de definir um podcast. Um é o mais tradicional e fiel à ideia original do termo \”podcast\”. O outro está mais ligado à ideia que temos hoje desse tipo de conteúdo — e é por ele que começo.

Hoje, podemos dizer que um podcast nada mais é do que um programa gravado em formato de áudio (embora há alguns podcasts que também estejam disponíveis em vídeo), distribuído pela internet e que tenha certa periodicidade. Nesse sentido, o formato se assemelharia, por exemplo, a um programa de rádio, mas difundido pela internet.

Renato Bontempo, do Bicho de Goiaba (dedicado exclusivamente ao \”fazer do podcast\”), conta no livro Podcast descomplicado que o termo original deriva de \”personal on demand (algo como pessoal sob demanda)\” e está ligado à ideia de \”distribuição de arquivos de áudio utilizando a tecnologia RSS (Really Simple Syndication)\”.

Quais as características de um podcast?

Como disse anteriormente, há uma infinidade de temas, assuntos e tópicos tratados pelos podcasts disponíveis por aí. Há podcasts sobre política, crimes, culinária, finanças, séries, filmes e cultura pop, artes, livros, esportes… e por aí vai.

FCA também embarcou na onda de podcasts em 2020. (FCA/Divulgação)

Ultimamente, até mesmo empresas estão fazendo podcasts como uma ferramenta de marketing. A própria Fiat Chrysler (FCA) lançou uma série de podcasts, em maio deste ano, para conscientizar a população sobre acidentes de trânsito, como parte da campanha Maio Amarelo da companhia.

Outra característica é que não há muitas regras quanto ao formato desses programas: existem podcasts com episódios curtos (de cerca de 3 minutos, por exemplo) ou longos (de 1 ou até 2 horas); há programas que são uma roda de debate ou trazem sempre uma entrevista, e outros que são chamados de solo (quando há só uma pessoa falando, como é o Três e Meio); o host (o apresentador) e outros participantes podem ser fixos ou convidados; e a periodicidade pode ser desde diária até trimestral (o Três e Meio é quinzenal, ou seja, apresenta episódios novos semana sim, semana não).

Em comum, há sempre uma paixão e a vontade de compartilhá-lha ou discuti-la com outras pessoas, por isso, os podcasts tendem a abordar muitos temas de nicho, bem específicos mesmo. Se por um lado isso pode restringir o tamanho da audiência, por outro, pode trazer um engajamento muito mais qualificado, pois a relação de proximidade se torna bem maior.

Afinal, um podcast é uma experiência de escuta ativa — em oposição à escuta passiva, como é o rádio, que você deixa ligado e vai fazer outras coisas — , é quase uma conversa direta: o ouvinte escolhe ouvir aquele conteúdo, coloca os fones no ouvido e esquece do mundo para escutar aquela voz, que ganha um peso maior do que muitas outras mídias.

Ouvir podcasts é uma questão de escolha, e o ouvinte tem controle total da experiência. (Pikist)

Como ouvir um podcast?

No início, ouvir um podcast era um pouco complicado: o ouvinte tinha que ir atrás de um feed RSS e assiná-lo. Com isso, ele era sempre notificado dos novos episódios e direcionado para o servidor do programa, onde ficavam os episódios.

Aos poucos esse processo foi se facilitando. A primeira evolução nesse sentido foi a criação do iPod, da Apple. Com ele, de modo simplificado, as pessoas passaram a ter um dispositivo que fazia esse trabalho de modo automático: bastava assinar o podcast e o áudio chegava na interface do aparelho.

Depois, vieram os agregadores de podcast, que seguem a mesma linha do iPod e do iTunes, da Apple, ou seja, são interfaces na qual os programas são exibidos de modo mais fácil e você não precisa se preocupar em ir atrás de links e configurações mais complicadas. Com a difusão dos smartphones, esses agregadores se tornaram cada vez mais intuitivos e fáceis de usar. São exemplos de agregadores o Apple Podcasts, o PocketCasts, o Overcast e, mais recentemente, o Google Podcasts.

Castbox é um exemplo de aplicativo feito para ouvir e seguir podcasts. (Castbox)

Hoje, há um novo player no mercado: o Spotify fez com que os podcasts fossem incorporados também aos serviços de streaming de músicas, concentrando o consumo de áudio em um só lugar. Seus rivais, como o Deezer, também seguiram a mesma linha.

Passo a passo

Para ouvir um podcast, como o Três e Meio, é muito fácil:

Com aplicativos como o Google Podcasts, você pode ouvir tanto no computador quanto no celular.
  1. Escolha onde prefere ouvir: no computador ou no celular?
  2. Escolha uma plataforma: se estiver no Windows ou no Android, provavelmente terá um leque maior de opções de aplicativos; se estiver usando um dispositivo da Apple (Macbook, iPhone, iPad, iMac etc.), o Apple Podcasts manterá tudo integrado, mas há outras opções também.
  3. Vai ouvir no streaming? Se você já utiliza Spotify ou Deezer, por exemplo, pode optar por ouvir seus podcasts nesses apps, com a vantagem de eles serem praticamente universais e estarem em todas as plataformas. Não é necessário ter uma assinatura paga para ouvir podcasts.
  4. Escolha um aplicativo: faça o download do agregador — ou do aplicativo de streaming de músicas que preferir — e digite o nome do podcast que deseja ouvir. Alguns aplicativos para ouvir podcast são: 
    PocketCasts (iOS/Android)
    Castbox (iOS/Android/Web)
    Overcast (iOS)
    Podcast & Radio Addict (Android)
    Deezer (iOS/Android/Web)
    Google Podcasts (iOS/Android/Web)
    Spotify (iOS/Android/Web)
    Apple Podcasts (iOS/iPadOS/macOS).
  5. Acompanhe o podcast: cada app chama de um jeito (\”seguir\”, \”assinar\”, \”inscrever-se\” etc.), mas todos fornecem a opção de acompanhar um podcast e ser avisado sobre novos episódios; alguns apps até fornecem a opção de baixar novos episódios automaticamente quando conectado a uma rede wi-fi, para que você não gaste o seu plano de dados.
Seguir, assinar e avaliar um podcast faz parte da experiência.

Se você gostou do que ouviu, não deixe de avaliar o programa e deixar algum comentário com feedbacks e críticas construtivas, assim, os responsáveis pelo podcast poderão deixar os episódios cada vez melhores e até mesmo aperfeiçoar a parte técnica do programa (o áudio está muito baixo? Há muita interferência? Os episódios estão com uma boa duração?).