Fiat 600, Jeep Avenger, Lancia Ypsilon, Alfa Romeo Junior: os primeiros frutos da Stellantis. Mas o que dizem do futuro das marcas?
Nesse episódio, vamos falar sobre o desempenho das últimas novidades italianas da Stellantis e o que esses carros, os primeiros feitos com plataforma PSA, podem adiantar do futuro da Fiat na Europa. Relembre os lançamentos de Fiat 600 e Lancia Ypsilon, descubra as chances de a Alfa Romeo sobreviver e, por fim, veja como o sucesso do novo C3, primo de primeiro grau do Grande Panda, pode ajudar a Fiat.
Clique aqui e faça parte do canal do Três e meio no WhatsApp!
OUÇA AGORA
O episódio já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e PocketCasts. Clique aqui e assine o podcast.
Clique aqui para escutar os episódios no YouTube.
Os principais tópicos deste episódio são:
01:18 – Alfa Romeo Tonale, Jeep Avenger, Fiat 600, Lancia Ypsilon e Alfa Romeo Junior: qual a importância deles
10:40 – Com Junior e Tonale, agora a Alfa “vai”?
27:38 – Lancia e Ypsilon: casos perdidos?
38:26 – Jeep Avanger: o estranho no ninho que deu certo
44:23 – Fiat 600 e Grande Panda: qual está mais para C3?
Episódios anteriores citados:
#71: Novo Argo — 3 erros da Citroën que a Fiat precisa evitar
#83: Entendendo a crise na Stellantis e o que muda pra Fiat

Matérias e referências do que foi citado:
Como compartilhei no Instagram do Três e meio, surgiram novos rumores de venda da Alfa Romeo e da Maserati. Mas a matéria da Bloomberg que deu origem a esses rumores revelou que a Stellantis contratou a consultoria McKinsey para estudar o que fazer com as marcas sobretudo nos Estados Unidos.
A escolha do novo CEO da Stellantis passará pela visão que o candidato deve apresentar sobre o que fazer com as 14 marcas que o grupo tem atualmente, como revelou esta matéria da Reuters.
Todos os dados de venda referentes ao mercado italiano usados para este episódio são da Unione Nazionale Rappresentanti Autoveicoli Esteri (Unrae). A única exceção foi a menção sobre o Citroën C3 ter ficado em segundo lugar nas vendas da Europe em fevereiro deste ano, informação retirada desta matéria do Motor1.

Em entrevistas, Olivier François, CEO global da marca Fiat, declarou que pretende fazer do Grande Panda o carro mais vendido da marca no mundo (Automotive News) e que já recebeu mais de 15 mil pedidos do modelo na Europa (El Español), entre outras coisas. A produção do modelo na Sérvia recebeu reforços de operários italianos, como mostra esta matéria do Milano Finanza. O Italpassion mostrou que o hatch também já foi avistado na Argélia.
A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
SOBRE O PODCAST
O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Novos episódios terça sim, terça não. Este podcast não tem qualquer ligação oficial com a Fiat ou a Stellantis e é produzido de maneira 100% independente.