
Neste episódio, eu compartilho um pouco sobre a minha visão envolvendo carros elétricos e híbridos nacionais e, a partir de estudos, dados e falas importantes do setor, explico por que, a meu ver, a escolha da Stellantis em focar primeiro nos híbridos e depois nos elétricos faz mais sentido considerando a realidade econômica, cultural e ambiental do Brasil, além de ter tudo a ver com o DNA da Fiat.
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Pontos de destaque
- 01:22 — Os investimentos em Porto Real e a eletrificação da Stellantis
- 03:51 — O papel do etanol nos estudos sobre a descarbonização
- 17:11 — A visão da Stellantis para a eletrificação no Brasil
- 22:40 — A GM e seus contrapontos à visão da Stellantis
- 33:42 — Por que a Stellantis parece estar certa

Extras do episódio
Episódios anteriores relacionados:
- #61: Fiat 600e e o renascimento (francês) da marca.
- #57: Os novos motores que a Stellantis prepara para Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën.
- #40: (Quase) nada de Fiat, Citroën ou China — os planos revelados pela Stellantis.
- #32: Como é ter um carro (e um Fiat 500) elétrico?

Matérias e referências:
- Os estudos citados no episódio envolvendo os carros elétricos e seus diferentes cenários podem ser vistos nestas matérias da Quatro Rodas: aqui, o realizado por JRC, Concawe e Eurocar (no mesmo link, há comentários sobre o estudo da Stellantis, amplamente divulgado na imprensa brasileira); e aqui, o realizado pela Anfavea e pelo BCG.
- A Stellantis quer que 60% dos seus carros vendidos no Brasil até 2030 sejam híbridos e 20% elétricos. Veja nesta matéria da Autoesporte.
- Para isso, o grupo criou a plataforma Bio-Hybrid, com três opções de híbridos, além do carro elétrico (BEV). As soluções são compatíveis com três plataformas das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën: MLA (Fiat Pulse e Fastback), Small Wide 4×4 (Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander, além de Ram Rampage) e CMP (Citroën C3 e C3 Aircross), que também será usada por futuros modelos de Fiat e Jeep. Saiba mais neste post no Instagram do Três e Meio.

- Os contrapostos à visão da Stellantis feitos pela General Motors podem ser vistos nesta matéria do AutoPapo e nesta do Automotive Business, a qual também traz as falas do presidente da Toyota no Brasil.
- Os contrapontos feitos pelo jornalista Sergio Quintanilha, incluindo os exemplos citados sobre a pouca aderência do brasileiro ao etanol como combustível, estão nesta matéria do AutoPapo.

- Duas entrevistas com executivos da Stellantis dão mais detalhes sobre a estratégia da empresa e a aposta na eletrificação combinada ao etanol: esta, de Antonio Filosa, a Benê Gomes; e esta, de João Irineu Medeiros, ao jornal O tempo.
- A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
- As vinhetas são o som do motor do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (❤️), gravado pelo canal Automann-TV no YouTube.
Sobre o podcast
O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura.