
Depois de uma longa espera, que começou lá no Big Brother Brasil, em março deste ano, a Fiat enfim lançou o seu primeiro SUV nacional, desenvolvido e produzido em Betim, além de batizado de Pulse com a ajuda do público.
O carro entra em pré-venda nesta terça-feira (19) e as primeiras unidades começarão a ser entregues entre dezembro e fevereiro. Quem adquirí-lo na pré-venda ganhará um Welcome Kit com uma mochila, um moleskine, um squeeze e um chaveiro da Fiat. Caso tenha ou opte por fazer um Fiat Itaucard, também haverá benefícios: para o primeiro lote de 2.500 carros, os primeiros mil clientes ganharão R$ 1.000 de cashback no cartão e 3 anos de isenção de anuidade, enquanto os demais 1.500 clientes ganharão cashback de R$ 300 e 3 anos de isenção de anuidade; para o segundo lote de 2.500 carros, serão apenas os 3 anos de isenção de anuidade.

O Fiat Pulse chega bem equipado, com preços partindo de R$ 79.990,00. Portanto, ele não será um concorrente direto do Volkswagen Nivus, como adiantado no episódio 26. O SUV alemão, além de cupê, tem preço inicial beirando os R$ 100.000,00. Mas indiretamente haverá, sim, uma briga — não apenas com o Nivus como com outros SUVs consagrados e mais caros, como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Honda HR-V e o próprio Jeep Renegade, da Stellantis. Por outro lado, o Pulse deve trazer maior representatividade para os SUVs de um degrau abaixo, como o Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.
Escute aqui o episódio sobre o Fiat Pulse, com participação especial de Giu Brandão, do canal Mundo sobre Rodas, e Gabriel, da página Fiat Spotting:
Confira a seguir todas as versões, equipamentos, detalhes técnicos e preços do SUV da Fiat.
[Este post continuará recebendo atualizações. Última atualização: 29 de outubro de 2021 às 14h00min]

Quais são as versões, os motores e os equipamentos do Fiat Pulse?
O primeiro SUV nacional da Fiat chega em 5 versões. A de entrada, Drive, utiliza o motor Firefly 1.3 aspirado que já equipa versões do Argo, do Cronos e da Strada. Uma versão anterior deste texto dizia que o propulsor rende 109 e 101 cv de potência e torque de 14,2 e 13,7 kgfm, sempre com etanol e gasolina, respectivamente. Mas, na verdade, a Fiat optou por fazer uma alteração para que o motor atenda as novas normas de emissão de poluente que entram em vigor em 2022.
Sendo assim, essa versão conta com 107 e 98 cv de potência e torque de 13,7 e 13,2 kgfm, respectivamente, com etanol e gasolina, estando disponível tanto com câmbio manual de 5 marchas quanto com o câmbio CVT, que simula sete velocidades. Mas ela também pode ser equipada com esse câmbio e o motor turbo.

Já as versões intermediária e de topo utilizam sempre o motor Turbo 200, que estreia no SUV da Fiat, junto com o câmbio CVT. O propulsor é uma versão derivada do Firefly 1.0 do Argo, portanto, três cilindros. Ele gera 130 ou 125 cv de potência, com etanol e gasolina, respectivamente; já o torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm independentemente do combustível.
Confira a seguir os itens de série de cada uma delas:

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL — R$ 79.990 / R$ 82.530 para São Paulo
Abertura elétrica do bocal de abastecimento, Airbags (4) — Frontal (2), Tórax e Cabeça (2), Alarme antifurto, Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) — motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3), Ar-condicionado automático e digital, ASR (Controle eletrônico de tração), Banco do motorista com regulagem de altura, Barras longitudinais no teto, Central multimídia com tela de 8,4\” touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C., Chave canivete com telecomando, Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Direção elétrica, ESP (Controle eletrônico de estabilidade), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Faróis em LED, Função “Follow me Home, Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX), HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar), Hill Holder (Assistente partida em rampa), Lanterna traseira em LED, LED DRL,Maçanetas na cor preta, Piloto automático (Cruise control), Repetidores de seta laterais em LED, Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, Retrovisores externos na cor preta, Roda de liga leve de 16 polegadas, Sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Traction Control Plus), Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, USB traseira (Tipo A), Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, Volante com regularem de altura, iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), Quadro de instrumentos 3,5\” multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável.
Não há opcionais para esta versão.

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA — R$89.990 / R$ 92.840 para São Paulo
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual: Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), Maçanetas externas na cor da carroceria, Retrovisores externos na cor da carroceria, Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos, Modo Sport com botão de acionamento no volante.

Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300) — câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor — e Pack Connect////Me (R$ 3.150) — Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA — R$ 98.990 / R$ 102.148 para São Paulo
Mesmos itens de série da Drive 1.3 automática.
Opcionais: Pack Plus II (R$ 6.740) — roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor — e Pack Connect////Me (R$ 3.150) — Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA — R$ 107.990 / R$ 111.435 para São Paulo
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática: Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, Carregador wireless para smartphones por indução, Key Less Entry’n Go, Partida Remota via chave, Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante), Volante com revestimento em couro, Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40), ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto), Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, roda de liga leve de 16 polegadas diamantada.

Opcionais: Pack Design (R$ 5.200) — roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor — e Pack Connect////Me (R$ 3.650) — Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA — R$ 115.990 / R$ 119.690 para São Paulo
Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática: Bancos revestidos em couro, Cluster 7\” Full Digita, Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, Sistema de navegação GPS embarcado, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, Sensor de estacionamento dianteiro, Tapetes de carpete, Teto bicolor, Volante com regularem de altura e profundidade, Central multimídia com tela de 10,1\” touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Opcional: Pack Connect////Me (R$ 2.650) — Fiat Connect////Me.
R$ 124.850 é o preço mais alto no qual o Fiat Pulse pode chegar, considerando o estado de São Paulo, a versão Impetus, a cor perolizada Branco Alaska e o opcional Pack Connect. Cores como branco e vermelho acrescentam em torno de R$ 1.000 ao preço do carro; as metálicas, por volta de R$ 2 mil; e há, ainda, a \”especial\” Cinza Strato, que custa cerca de R$ 1.500 extras.

Qual o consumo do Fiat Pulse?
De acordo com a Fiat, o Pulse tem o melhor consumo de combustível entre seus concorrentes, mas o título vale para o motor 1.0 turbo e câmbio automático quando abastecido com gasolina: 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Já com etanol os números caem para 8,5 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
Por fim, o consumo declarado das versões 1.3 com câmbio CVT é de 12,9 km/l com gasolina e 9,2 km/l com etanol no ciclo urbano, enquanto na estrada os números são 14,3 km/l e 10,4 km/l, respectivamente. Já para a versão 1.3 com câmbio manual os números são, na ordem: 12,6, 9,1, 14,7 e 10,1 km/l.
Quanto custam as revisões do Fiat Pulse?
As revisões do Fiat Pulse devem ser feitas a cada um ano ou 10 mil quilômetros rodados. Para conferir o que é substituído em cada uma delas, clique aqui.
Os preços das revisões do Fiat Pulse para as motorizações Turbo 200 são:
- 1ª revisão (12 meses ou 10 mil km): R$ 488,00.
- 2ª revisão (24 meses ou 20 mil km): R$ 500,00.
- 3ª revisão (36 meses ou 30 mil km): R$ 588,00.
- 4ª revisão (48 meses ou 40 mil km): R$ 648,00.
- 5ª revisão (60 meses ou 50 mil km): R$ 508,00.
- 6ª revisão (72 meses ou 60 mil km): R$ 1.020,00.
- Total: R$ 3.752,00.
Já os preços das revisões do Fiat Pulse com motor Firefly 1.3, tanto manual como CVT, são os mesmos do Fiat Argo:
- 1ª revisão (12 meses ou 10 mil km): R$ 416,00.
- 2ª revisão (24 meses ou 20 mil km): R$ 464,00.
- 3ª revisão (36 meses ou 30 mil km): R$ 484,00.
- 4ª revisão (48 meses ou 40 mil km): R$ 1.220,00.
- 5ª revisão (60 meses ou 50 mil km): R$ 448,00.
- 6ª revisão (72 meses ou 60 mil km): R$ 648,00.
- Total: R$ 4.080,00.
Para obter desconto nas revisões, você pode utilizar o Fiat Lovers, programa que substitui o Fiat Club.

Quais outros gastos posso ter com o Fiat Pulse?
Você pode contratar o serviço de garantia adicional. Por padrão, fazendo as revisões nas concessionárias, você tem direito a 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Mas é possível estender esse período por mais 1 ou 2 anos.
A Mopar oferece ainda os serviços Revisão Sob Medida e Proteção de Pneus. O primeiro permite que você contrate o pacote de revisões no momento da compra do carro, até mesmo diluindo o valor dos serviços no financiamento. Já o segundo é uma espécie de seguro para danos acidentais acometidos aos pneus do carro.

Quando o assunto é seguro, ainda não é possível afirmar qual será o custo para um veículo como o Pulse, afinal, ele acaba de ser lançado. Mas a Fiat garante que, por conta do Connect////Me, ou seja, por ser um carro conectado, as seguradoras podem oferecer descontos com base nas informações fornecidas pelo próprio carro — é o que já acontece, por exemplo, com os Jeep Renegade e Compass.