Episódio #6–500X e a falta de SUVs da Fiat por causa da Jeep
A Fiat errou ao não trazer o 500X, primo do Jeep Renegade, para o Brasil. (Fiat/Divulgação)
Neste episódio, vamos falar do Fiat 500X, o único SUV da Fiat existente em todo o mundo atualmente. A sua vinda ao Brasil já foi muito cogitada, mas a verdade é que o máximo que tivemos foi uma participação especial no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Já andamos no carro e agora contamos como é esse crossover italiano com um quê de Renegade, numa discussão que mostra por que a Fiat errou ao não trazê-lo para o Brasil — uma estratégia que respinga na Jeep e na falta de competitividade da marca italiana no segmento que mais cresce em vendas no mundo. E com o fim da era Giovanni Agnelli, damos uma pausa na história da Fiat para fazer um react especial, em comemoração aos 110 anos da história da Alfa Romeo!
Fiat 500X na versão Cross, já reestilizada e com os novos motores Firefly turbo. (Fiat/Divulgação)O Fiat 500X tem 4,25 metros de comprimento, o que lhe rende uma boa presença. (Fiat/Divulgação)O carro é vendido em duas opções e conta até com tração 4×4: a Cross, verde, tem apelo mais aventureiro, enquanto a City, azul, é mais urbana e vem só com tração 4×2. (Fiat/Divulgação)Na linha 2019, o Fiat 500X foi responsável por estrear os motores Firefly turbo na gama Fiat. (Fiat/Divulgação)A Fiat promete de 0 a 100 km/h em 10,9 s e velocidade máxima de 188 km/h, isso no Firefly Turbo 1.0 de 120 cv, aliado a um câmbio manual de seis marchas. Já o 1.3, com 150 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem, vai de 0 a 100 km/h em 9,1 s e atinge 200 km/h. (Fiat/Divulgação)O torque também é muito bom: 19 kgfm às 1750 rpm no 1.0 turbo e 27 kgfm já às 1850 rpm no 1.3 turbo. Oficialmente, os motores são chamados de Firefly T3 e T4, respectivamente. (Fiat/Divulgação)O carro também ganhou mais tecnologia: assistências de direção semiautônomas e nova central multimídia, igual à do Argo, mas com GPS integrado, além de Apple CarPlay e Android Auto. (Fiat/Divulgação)O Fiat 500X utiliza bem o espaço interno, cuja sensação é de ser mais amplo do que o Jeep Renegade, e ainda tem um porta-malas um pouco maior, de 350 litros. (Fiat/Divulgação)Na Europa, dependendo do país, os preços partem de 21 mil euros, sendo possível encontrar promoções que garantem pelo menos 3 mil euros de desconto. (Fiat/Divulgação)No final do ano passado, a Fiat introduziu uma nova versão topo de linha, a Sport, que conta com os motores turbo e pode chegar a mais de 30 mil euros com todos os opcionais. (Fiat/Divulgação)Para andar de 500X com visual de gângster no Brasil, teria-se de desembolsar quase R$ 158 mil sem os impostos. Um 500X \”normal\” não sairia por menos de R$ 110 mil. Deu para entender por que a importação subiu no telhado, né? (Fiat/Divulgação)Por outro lado, é inegável que o carro faria muito bem ao ego da Fiat. (Fiat/Divulgação)A versão Sport traz um interior ainda mais caprichado, além de escurecido. (Fiat/Divulgação)
Galeria de fotos —Novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio MY2020:
A linha 2020 do Alfa Romeo Giulia trouxe novidades tecnológicas, como adoção de sistemas semiautônomos, e também outros mimos. (Alfa Romeo/Divulgação)As versões Quadrifoglio Verde ganharam acabamento escurecido, enquanto toda a linha recebeu novas cores, como esse belíssimo Verde Visconti. (Alfa Romeo/Divulgação)O SUV Stelvio também adotou as modificações. (Alfa Romeo/Divulgação)Uma grande mudança se dará no marketing: a Alfa passará a deixar todo o poder dos carros mais na sugestão, pois notou em pesquisas que precisa falar com o público \”médio\”. Isso não quer dizer que essas lindezas vão deixar na mão quem quiser fazer um de 0 a 100 km/h em 3,8 s, é claro. (Alfa Romeo/Divulgação)Aliás, a novidade mesmo da linha 2020 é este monstro aqui, o Giulia GTA, preparado para entregar ainda mais desempenho numa edição limitadíssima que vem até com curso de pilotagem. Parabéns, Alfa! (Alfa Romeo/Divulgação)