
Hatch médio que fez estrondoso sucesso no Brasil nos anos 1990, o Fiat Tipo trouxe consigo importantes inovações da Europa, mas acabou dando adeus em meio a polêmicas de confiabilidade.
Enquanto alguns têm no imaginário um carro problemático, envolvido em acidentes relacionados à combustão do motor, que podia se autoincendiar, outros tratam o carro com uma boa dose de saudosismo.
Há, ainda, aqueles que podem pensar no Novo Fiat Tipo 2020, lançado em 2015 na Europa como uma família de carros médios — desta vez, não apenas um hatch, mas também um sedã e uma station wagon.

Mas você sabia que o nome \”Tipo\” já foi utilizado muitas vezes pela Fiat, remontando aos primórdios da história da montadora italiana? Já a partir de 1910, cerca de uma década após ter lançado seu primeiro carro, a Fiat lançou a série “Tipo”, renovando sua linha de produtos. Os modelos foram numerados de 1 a 6, além do 0, de acordo com seu deslocamento relativo, e compartilhavam os mesmos componentes para racionalizar custos e produção.
A seguir, você conhece e relembra todos os Tipos já lançados na história da Fiat, que vem sendo contada nos episódios do Três e Meio! No último episódio, falamos justamente sobre o período da \”Era Tipo\” e de como a Fiat saiu da Primeira Guerra Mundial (1914–1918).

1. Tipo 0: o best-seller (1912–1915)
Também conhecido apenas como Fiat Zero ou 12–15 HP, foi o primeiro Fiat a vender mais de 2.000 unidades. Era equipado com um motor de 18 cv que atingia cerca de 80 km/h. Em 1915, com a Primeira Guerra Mundial, sua produção chegou ao fim, pois a fábrica teve sua produção revertida para abastecer o conflito. Também foram produzidas versões com chassi mais leve, responsáveis por quebrar recordes de velocidade.

2. Tipos 1, 2, 3 e 4: carros modulares para todos os gostos (1908–1918)
O Tipo 1, também conhecido como 12–15 HP, tinha as mesmas características técnicas do Tipo 2, cuja diferença residia no motor 15–20 HP, mais potente. O Tipo 2 foi empregado pelo exército italiano em sua campanha na Líbia. Já os Tipo 3 e 4 compartilhavam o mesmo chassi e estrutura técnica, mas seus motores de quatro cilindros produziam, respectivamente, potência máxima de 20–30 HP e 30–45 HP. Eles foram os primeiros carros a contar com um sistema elétrico rudimentar. O Fiat Tipo 4 Torpedo, voltado para serviço militar, foi usado em guerra pelo rei Vittorio Emanuele III.

3. Tipos 5 e 6: a conquista da América (1910–1918)
Os Tipo 5 e 6 eram carros de maior potência, equipados com um motor de 50–60 HP com 9 litros de cilindrada. A diferença estava no desempenho e no tamanho: o Tipo 6 tinha uma distância entre-eixos menor, tornando-o mais ágil e rápido. Ambos os carros foram destinados principalmente à exportação para os Estados Unidos.

4. Tipo: o moderno (🇪🇺 1988–1995 | 🇧🇷 1993–1997)
Este Tipo, único a dar as caras no Brasil, é fruto de grandes investimentos em modernização. Agora um hatch médio caracterizado por um interior funcional, otimizado para ser espaçoso, contava com cinco opções de motor que, graças também à excelente aerodinâmica do modelo, apresentavam boa eficiência energética. Trouxe inovações como painel digital e controle de tração, enquanto os motores 1.8 e 2.0 16V (“Sedicivalvole”) fizeram a fama de esportivo. Em 1993, na Europa, ganhou uma “segunda série” responsável por introduzir importantes avanços em segurança, como novas barras de proteção anti-intrusão, estrutura reforçada, apoios de cabeça traseiros, airbags dianteiros e cintos com pré-tensionadores — alguns desses itens foram vistos no Brasil pela primeira vez graças ao Tipo. Foi eleito Carro do Ano na Europa.

5. Novo Tipo: o low-cost (2015–)
Em 2015, a Fiat mostrava ao mundo um sedã substituto do Linea. Apresentado no Salão de Istambul, na Turquia, o projeto Ægea daria origem a uma nova família de carros médios, cujo desenvolvimento bebia na fonte do caráter racional e funcional do Fiat Tipo dos anos 1990. Não à toa, os carros resgataram a nomenclatura Tipo no Ocidente, enquanto foram batizados de Aegea na Turquia, onde é líder de vendas. Embora tenha ligação com o hatch que a precedeu, a família Tipo 2020 traz um posicionamento \”low-cost\” praticamente inédito para a marca Fiat, que apostou num modelo pouco inovador: o foco passou a ser entregar carros confiáveis e bem equipados por um preço justo, sem grandes tecnologias, fugindo assim da briga direta com os maiores players do mercado europeu, como os Volkswagen Golf e Jetta, o Renault Megane e o Peugeot 308. É o famoso bom, bonito e barato.
E então, você já sabia que tinha tanto Tipo assim na história da Fiat?
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