Episódio #3 — Por que o Novo Fiat Tipo não é um "Argo bombado"
Avaliação do Fiat Tipo 2020 é o assunto do episódio. (Três e Meio/Jacob Paes)
Neste episódio, vamos falar sobre o Fiat Tipo 2020, vendido na Europa desde 2015. Em termos de design, ele lembra a nossa dupla Argo e Cronos, por isso muitos dizem que ele é um \”Argo bombado\”. Mas não é bem assim… Ao fim do episódio, você vai saber por que, graças a uma avaliação exclusiva feita no Chile. Tem também estreia do quadro Roda Presa, passando a limpo a polêmica do Fiat Tipo nacional: afinal, por que ele é um carro odiado por uns e amado por outros? Por fim, continuaremos a explorar a história do surgimento da Fiat — agora descobrindo como a empresa se saiu em meio a ascensão do facismo na Itália.
A nova família Tipo, à venda na Europa. (Fiat/Divulgação)
Destaques do episódio
04:40 — Roda presa: Fiat Tipo brasileiro e os incêndios espontâneos.
09:57 — Novo Fiat Tipo: tudo sobre.
25:38 — Novo Fiat Tipo: impressões.
45:28 — Qual a história da Fiat? Parte 3: entreguerras.
Extras do episódio
Matérias citadas e outras referências do episódio:
\”Após 23 anos, donos de Fiat Tipo que incendiava serão indenizados\”. Matéria de O Globo disponível aqui.
\”Marca Fiat cresce 1,1% em 2017 e precisa de novos carros\” (em inglês). Análise do Fiat Group World que mostra as vendas do Fiat Tipo.
Para quem quer conhecer mais da história da Fiat, é interessante dar uma olhada no livro Nos bastidores da Fiat: a ousadia de uma tradição que se reinventou e venceu a crise, de Jennifer Clark, publicado pela Editora Saraiva. A obra também traz bastidores da fusão com a Chrysler.
A trilha sonora utilizada é “Concerto Grossi, Op. 6, Nos. 1, 9 & 10”, de Arcangelo Corelli.
Dianteira do Fiat Tipo Sedã, que esbanja elegância. (Três e Meio/Jacob Paes)O Tipo tem medidas generosas, que garantem um ótimo espaço interno. (Três e Meio/Jacob Paes)A traseira é mais extravagante, mas ainda assim muito elegante. (Três e Meio/Jacob Paes)No interior, muito espaço e pouco requinte. (Três e Meio/Jacob Paes)Instrumentos são muito parecidos com os do Argo. (Três e Meio/Jacob Paes)Há um bom nível de porta-objetos, mas o design da central multimídia é de mau gosto, muito antiquado. A solução da carroceria hatch é bem melhor — veja abaixo. (Três e Meio/Jacob Paes)Detalhes cromados buscam passar maior requinte. Funciona, mas à beira do exagero. (Três e Meio/Jacob Paes)Lanternas têm detalhes trabalhados e invadem a lateral. (Três e Meio/Jacob Paes)A iluminação não é feita por LEDs, mas o efeito é bonito. (Três e Meio/Jacob Paes)O Fiat Tipo é um sedã tradicional em termos de design, sem apelar para linhas de cupê, como é a tendência. (Três e Meio/Jacob Paes)O porta-malas do Fiat Tipo 2020 conta com 520 litros — é gigante! (Três e Meio/Jacob Paes)Qualquer coisa parece pouco dentro dessa capacidade. (Três e Meio/Jacob Paes)O sedã tem linhas equilibradas e harmônicas. (Três e Meio/Jacob Paes)Lanterna parece exótica. Seria um detalhe turco? (Três e Meio/Jacob Paes)Faróis de neblina têm função cornering, que acende conforme a direção apontada pela roda. (Três e Meio/Jacob Paes)Faróis têm DRL, mas sem LEDs nessa versão. (Três e Meio/Jacob Paes)Proporções corretas e design suave transformam o Tipo em um belo carro, mas um tanto quanto discreto. (Três e Meio/Jacob Paes)Ainda assim, o Tipo transmite certa imponência, e por fora é bonito, com atenção aos detalhes: note os vincos no capô, que lembram os do Cronos, e os filetes da grade, mais elegantes do que os do sedã brasileiro. (Três e Meio/Jacob Paes)
Galeria de fotos das outras carrocerias:
Fiat Tipo 2020 na carroceria hatch, versão S-Design. (Fiat/Divulgação)Fiat Tipo 2020: parece um Argo, mas não é. (Fiat/Divulgação)Traseira do Fiat Tipo 2020 na carroceria hatch. (Fiat/Divulgação)Interior das versões hatch e station wagon tem design mais caprichado e multimídia mais avançado. Na foto, versão S-Design. (Fiat/Divulgação)Detalhe do cluster do Fiat Tipo. (Fiat/Divulgação)Espaço é bom em todas as carrocerias, pois o entre-eixos é o mesmo. (Fiat/Divulgação)A station wagon conta com a traseira muito parecida com a do hatch. Aqui, na versão S-Design, com detalhes escurecidos. (Fiat/Divulgação)Fiat Tipo Hatch tem um quê de Alfa Romeo. (Fiat/Divulgação)
Sobre o podcast
O Três e Meio (ou Treemezzo, em italiano) é um podcast para quem gosta de carros. Carros da Fiat. Você encontrará comentários sobre notícias, lançamentos e segredos, saudosismo com modelos clássicos e história, dicas de manutenção, avaliações e até respostas aos haters da marca. Para todo mundo que tem ou já teve um Fiat ou simplesmente vai com a cara dessa marca e sua cultura. Episódios de 35 minutos semana sim, semana não.