
A Fiat vai promover novas mudanças na linha Argo. Embora não tenha anunciado as novidades oficialmente, algumas das alterações já podem ser vistas no site da montadora. Este post será atualizado com as informações oficias assim que elas estiverem disponíveis.
Por ora, é possível dizer que a montadora concentrou suas alterações nas versões mais baratas do hatch. A maior mudança é o fim da Drive 1.3 e da versão de entrada Argo 1.0, o que acaba por alterar consideravelmente o posicionamento do modelo. Essa versão era o que mantinha o Argo abaixo dos R$ 60 mil, sendo frequentemente vendida a locadoras e frotistas. A confirmar se a Fiat a trará de volta em algum momento ou se a alteração é definitiva.
[Atualização em 12 de junho às 10h58]
Como já era especulado, a Fiat colocou de volta a versão Argo 1.0 no site, agora com o preço de R$ 62.690,00 (R$ 64.731,00 para SP). A versão tem como principais itens de série airbag duplo, alarme, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, computador de bordo com tela TFT de 3,5 pol., desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica progressiva, freios ABS com EBD, ESS (sinalização de frenagem de emergência), vidros dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura. Como novidade, passou a vir de série com maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo, retrovisores com setas integradas e limpador do vidro traseiro.
A Fiat passa, agora, a oferecer controle de tração e de estabilidade para toda a gama Argo, pois as versões 1.0 e Drive 1.0 ganharam o opcional Kit Hill Holder e Controle de Estabilidade, por pouco menos de R$ 800,00. A versão 1.0 também pode ficar mais completa com os opcionais roda aro 15 (um pouco menos de R$ 1 mil) e Kit Plus (pouco menos de R$ 3 mil), que contempla retrovisores externos elétricos com tilt down e vidros elétricos traseiros com one touch.
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Há, ainda, um novo arranjo para as versões Drive — o que contempla a maior oferta do kit S-Design, agora com acabamentos em uma duvidosa cor bronze — e o fim da oferta de pintura bicolor e da cor metálica Preto Vesuvio, que permanece apenas no catálogo da HGT. Aliás, por um motivo curioso: as versões 1.8 não ganharam, por enquanto, linha 2022, permanecendo como 2021. A hipótese para que isso tenha ocorrido é apresentada ao fim do texto.
Confira, então, a seguir o que muda e o que permanece igual na linha 2022 do Fiat Argo.
Mudanças nas versões Drive
As versões Drive são as que mudaram. A Drive 1.0 ganhou equipamentos, ficou mais cara e agora conta com um único opcional, uma vez que os kits S-Design e Tech foram unidos. Já a versão Drive 1.3 passa a existir exclusivamente com o pacote S-Design.

Argo Drive 1.0
Preço: R$ 68.290,00 / R$ 70.513,00 (para SP)
Itens de série: A versão ganhou itens como retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas e rodas aro 15 com calotas iguais às do Fiat Cronos. Conta ainda com airbag duplo; alarme; alertas de limite de velocidade e manutenção programada; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; central multimídia Uconnect de 7 pol. com Android Auto e Apple Car Play, duas entradas USB, bluetooth e comandos no volante; chave canivete com telecomando; computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro; direção elétrica progressiva; ESS (sinalização de frenagem de emergência); freios ABS com EBD; quadro de instrumentos com tela de 3,5 pol.; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; vidros dianteiros e travas elétricas; e volante com regulagem de altura.
Opcional: Kit S-Design Tech, por R$ 4 mil, com vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, faróis de neblina, sistema keyless entry’n’go (chave presencial), ar-condicionado digital, controles de estabilidade e de tração com assistente de partida em rampa, acabamento exclusivo (interior e detalhes escurecidos ou na cor bronze, badge lateral e volante em couro) e rodas de liga leve aro 15; Kit Hill Holder e Controle de Estabilidade, por pouco menos de R$ 800,00.

Argo Drive 1.3 S-Design
Preço: R$ 73.790,00 / R$ 76.216,00 (para SP)
Itens de série: A série S-Design trocou acabamentos escurecidos pela cor bronze e ganhou mais detalhes exclusivos no interior (como o acabamento dos bancos), mas fora isso não há grandes alterações. Traz os itens da Drive 1.0 combinados aos opcionais do kit S-Design, ou seja, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, faróis de neblina, sistema keyless entry’n’go (chave presencial), ar-condicionado digital, controles de estabilidade e de tração com assistente de partida em rampa, acabamento exclusivo (interior e detalhes escurecidos ou na cor bronze, badge lateral e volante em couro) e rodas de liga leve aro 15. Conta, ainda, com o LED Design.
Não há opcionais para essa versão.
Sem mudanças no Argo Trekking e no Argo HGT
Com exceção dos preços, não houve alterações nos pacotes da linha Trekking. Além disso, apenas a versão 1.3 ganhou, por ora, linha 2022; a 1.8 AT6 continua como linha 2021, assim como a versão HGT.

Argo Trekking 1.3
Preço: R$ 73.990,00 / R$ 76.423,00 (para SP)
Itens de série: Acabamento com detalhes escurecidos, em preto brilhante ou fosco, e com detalhes internos exclusivos; caracterização Trekking, com suspensão elevada, rack de teto, pintura bicolor, apliques e adesivos; retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas; rodas aro 15 com calotas escurecidas e pneus de uso misto; airbag duplo; alarme; alertas de limite de velocidade e manutenção programada; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; central multimídia Uconnect de 7 pol. com Android Auto e Apple Car Play, duas entradas USB, bluetooth e comandos no volante; chave canivete com telecomando; computador de bordo; desembaçador do vidro traseiro; direção elétrica progressiva; ESS (sinalização de frenagem de emergência); freios ABS com EBD; quadro de instrumentos com tela de 3,5 pol.; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; vidros dianteiros e travas elétricas; volante com regulagem de altura; vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; faróis de neblina; controles de estabilidade e de tração com assistente de partida em rampa; e LED Design.
Opcionais: Kit Trekking Plus, por R$ 4 mil, com rodas de liga leve aro 15 e câmera de ré; e Kit Trekking Full, por pouco mais de R$ 6.500, com rodas de liga leve aro 15, câmera de ré, ar-condicionado digital, bancos de couro e sistema keyless entry’n’go (chave presencial).
Quer saber como é ter um Argo Trekking? Clique aqui e confira a seção Diário de Bordo!

Argo Trekking 1.8 com câmbio automático AT6 (ainda na linha 2021)
Preço: R$ 86.990,00 / R$ 89.851,00 (para SP)
Itens de série: em adição ao Trekking 1.3, traz câmbio automático e rodas de liga leve aro 15.
Opcionais: Kit Trekking Plus, por pouco menos de R$ 3 mil, com ar-condicionado digital, câmera de ré e sistema keyless entry’n’go (chave presencial); e Kit Trekking Full, por cerca de R$ 6.500,00, com ar-condicionado digital, câmera de ré, sistema keyless entry’n’go (chave presencial), retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, apoia-braço central no banco do motorista, volante e bancos em couro e banco traseiro bipartido.

Argo HGT 1.8 com câmbio automático AT6 (ainda na linha 2021)
Preço: R$ 89.490,00 / R$ 92.433,00 (para SP)
Itens de série: em adição ao Trekking 1.8, traz acabamentos exclusivos, com peças na cor cinza grafite, vermelho ou detalhes escurecidos; Ambient Lights; apoia-braço central para o motorista; para-brisa degradê; banco traseiro bipartido; escapamento esportivo; quadro de instrumentos digital de 7 pol.; rodas de liga leve aro 17 com pintura preta; suspensão com calibração esportiva; e volante de couro.
Opcionais: banco em couro ecológico (cerca de R$ 1.500,00); kit bicolor (pouco mais de R$ 1 mil); sidebags (cerca de R$ 2.800,00); kit HGT Full (ar-condicionado digital, câmera de ré, sobretapetes em carpete, keyless entry’n’go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, paddle shifts e piloto automático, por cerca de R$ 5 mil).

Por que as versões 1.8 não mudaram?
O mais provável é que se trate de um indício de que essas versões passarão por mudanças mais profundas ao longo deste ano ou deixarão de existir na gama 2022. Com a chegada do Fiat Pulse, faz sentido pensar no fim de linha para o Argo Trekking 1.8, como já aventado no episódio 26:
Já para a versão HGT, o futuro pode ser esperar pelo motor 1.0 turbo, que também fará a sua estreia no SUV, mas cuja data de lançamento no hatch é incerta. Poderia ser ainda neste ano ou no ano que vem, o que justificaria o não lançamento da linha 2022 com o motor 1.8 EtorQ.
Outra possibilidade é que essas versões contem com componentes que estão em falta em virtude da crise de abastecimento decorrente da pandemia de covid-19. Como as versões 1.8 AT6 não representam um percentual muito grande das vendas do modelo, a Fiat não estaria tão preocupada com elas.
Qual o seu palpite?