Fiat oficializa mudança na linha de lubrificantes e aditivos

Mudança na linha de lubrificantes Fiat: entenda o que muda e qual usar no seu carro. (Fiat/Divulgação)

Os proprietários mais atentos já tinham notado, enquanto outros especulavam com base nas mudanças de manuais a partir da linha 2021: a Fiat não mais recomenda o uso da linha de lubrificantes Selènia, criada pela própria marca e depois vendida para a Petronas, com quem a parceria havia continuado até agora.

A informação foi confirmada pela Fiat nesta semana. Agora, todas as marcas que eram da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), como Jeep e Ram, passam a recomendar o uso das linhas Mopar Oil e Mopar Classic Line — que levam, portanto, o nome da marca responsável por acessórios e serviços de pós-vendas do grupo.

A agora Stellantis afirma que os lubrificantes foram desenvolvidos em parceria com a Shell e a Tirreno e podem ser utilizados \”em mais de 200 veículos nacionais e importados de outras 200 marcas\”, como Peugeot e Citroën, recentemente integradas ao grupo.

Entenda a seguir mais detalhes da mudança e qual lubrificante adotar no seu carro a partir de agora.

Linha Classic Line é voltada a carros fora do período de garantia, como os Fiat Palio, Weekend, Idea e 500. (Stellantis/Divulgação)

Mopar Classic Line: para carros fora da garantia

Os óleos para motor que carregam o rótulo Classic Line são os mais recomendados por Fiat e Jeep para veículos que estão fora do período de garantia, sendo ofertados para cinco tipos de óleos de motor.

Há opções para os que utilizam óleo com tecnologia sintética — 5W-40 API SN, 5W-30 API SN e ISAL GF-5 (este nas opções 100% sintético e semissintético) e 15W-40 API SN — e para os que bebem o óleo mineral 20W-50 API SL.

De acordo com a Stellantis, os óleos da Classic Line apresentam \”ótima relação custo-benefício, entregando muita qualidade a preços extremamente competitivos\”. Em uma busca na internet, é possível encontrar o lubrificante 15W-40, cuja opção da Petronas estava muitas vezes em falta e é recomendado aos proprietários com o motor 1.4 Fire EVO, por preços que variam entre R$ 20,00 e R$ 35,00. No entanto, por ora, a maior disponibilidade se encontra nas cerca de 700 concessionárias das marcas Fiat e Jeep, somadas, no Brasil.

Mopar Oil já era usado nos Jeep e agora será adotado em Argo, Cronos, Strada, Toro, Mobi e companhia. (Stellantis/Divulgação)

Mopar Oil: para veículos dentro da garantia de fábrica

A linha Mopar Oil é a única homologada oficialmente para veículos Fiat, Jeep, Ram e Dodge que estão em garantia, sendo utilizados pelas concessionárias. De acordo com a Stellantis, os produtos já compunham o portfólio genuíno das marcas de origem norte-americana desde 2016 e agora passa também a atender todos os modelos da Fiat.

A linha passou por um processo de modernização para deixá-la ainda mais preparada para o mercado nacional. A engenharia do grupo realizou testes visando obter o máximo rendimento após as primeiras trocas de óleo, oferecendo uma lista bastante completa de aplicações, não só para o motor, mas também para transmissão e diferencial.

O objetivo da mudança, além de garantir desempenho, é proporcionar o melhor consumo de combustível e, consequentemente, a menor emissão de dióxido de carbono (COշ). De acordo com a Stellantis, utilizar a nova linha também garante maior vida útil do motor.

Aditivos também mudaram. Adeus, Paraflu Coolant Up. (Stellantis/Divulgação)

Além disso, a linha Mopar Oil também oferece outros líquidos de vital importância para o automóvel, como fluido de freio e aditivos para sistema de arrefecimento (o famoso \”fluido do radiador\”) e para o reservatório do lavador de para-brisa.

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O problema é que alguns desses itens têm oferta ainda mais restrita do que a linha Classic Line, sendo de venda, pelo menos por enquanto, praticamente exclusiva das concessionárias. Boa notícia, no entanto, em relação ao preço: o litro do lubrificante utilizado em modelos com motores Firefly (SAE 0W-20), como Argo, Cronos e Strada, antes encontrado por preço superior a R$ 100,00 na internet, é vendido pela concessionária Fiat Maggi a cerca de R$ 40,00 em sua loja no Mercado Livre.

Portanto, proprietários de modelos da Fiat, especialmente da linha 2020/2021, devem ficar atentos ao realizar serviços fora da concessionária, como completar os níveis de óleo e radiador, uma vez que o manual recomenda que se utilize o mesmo já presente nos reservatórios, ou seja, aqueles da antiga parceira da Fiat, a Petronas.

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