Inspirados em Lingotto, Fiats do futuro voltarão ao passado

Antiga fábrica da Fiat vai inspirar os novos modelos globais da marca, como o substituto do Fiat Argo. (Fiat/Divulgação)

A partir de 2024, os modelos da Fiat entrarão em uma nova fase, como Olivier François, CEO da marca e CMO da Stellantis, já afirmou. Os modelos voltarão a ser globais — e agora sabemos como eles serão pensados.

Isso porque, ao comemorar os 100 anos da histórica fábrica de Lingotto, François deixou escapar que a nova linguagem de design da Fiat vai ser inspirada no prédio centenário, que surgiu em 22 de maio de 1923 e fabricou modelos de muito sucesso, como a Nuova 500 de 1957.

Parque, museus e café: hoje, Lingotto é um espaço aberto ao público. (Fiat/Divulgação)

Hoje, o local abriga La Pista 500, um parque a céu aberto onde antes a Fiat testava seus carros recém-saídos da linha de montagem, e a Casa 500, um museu só sobre a história do Fiat 500. Há também um conjunto de lojas no local.

A fábrica foi desativada nos anos 1980, abrindo espaço para um novo centro de negócios. Lá está também a Pinacoteca Agnelli, um museu de arte presidido por Ginevra Elkann, bisneta de Giovanni Agnelli, um dos fundadores da Fiat. Para ela, Lingotto “foi um ícone da produção italiana, de renovação e de transformação, ainda hoje um motor de novas ideias”.

Fábrica inovadora foi inaugurada em 1928 e tornou-se obsoleta nos anos 1970, sendo oficialmente fechada em 1982. (Dgtmedia — Simone)

Do passado ao futuro

Com o tema “Lingotto Inspired”, a Fiat quer deixar explícito o seu objetivo nessa nova fase: inspirar mudanças e tornar um futuro sustentável acessível a todos.

De acordo com François, o formato oval do edifício vai inspirar vários aspectos distintivos no interior dos carros, como já vimos com o conceito Centoventi. Já a fachada, que conta com janelas que transmitem leveza, \”se tornará uma assinatura distintiva dos modelos futuros\”. Ele também declarou:

Pensamos que Lingotto e a sua pista são pontos de referência que merecem se tornar \”símbolos de design\”. Suas características inspiraram os designers da Fiat a traçar as linhas dos futuros modelos. Da incrível pista no telhado até à rampa — uma revolução nos anos 1920 —, é como um manifesto da nossa tradicional leveza: menos material, mais espaço, essa é nossa visão voltada para o futuro do design dos nossos interiores.

A Fiat prepara o lançamento do 600, um B-SUV inspirado nas linhas do 500e, para este ano. Mas esse modelo ainda não tem a ver com os novos planos da marca.

Fábrica vai inspirar a nova linguagem de design da Fiat. (Fiat/Divulgação)

Em 2024, devemos ver o primeiro fruto do futuro da Fiat: o sucessor do Panda, que, ao que tudo indica, será um projeto com versão brasileira para substituir o Fiat Argo. Elétrico na Europa e híbrido no Brasil, ele será inspirado no Centoventi. Esse será o tão comentado \”retorno ao segmento B\” da marca, muitas vezes anunciado como \”a volta do Punto\”.

François se diz empolgado: \”mal posso esperar para lançar esses modelos \’inspirados em Lingotto\’ daqui a um ano\”, disse em um vídeo sobre o futuro da Fiat.

Nós também!

https://www.youtube.com/watch?v=UYB9Z6nDqDE