
Ontem (11), a Fiat Chrysler Automóveis anunciou a chegada do Flua!, o seu serviço de carro por assinatura. Esse tipo de modalidade vem ganhando popularidade quando oferecida pelas locadoras de veículos tradicionais, mas é algo em que a FCA já tem certa experiência, pois a montadora oferece modelos semelhantes na Europa por meio de seu braço Leasys.
Previsto para ser lançado em no ano que vem — com uma fase piloto que durará seis meses e terá início em 15/01/2021 — , o Flua! traz alguns diferenciais em relação aos serviços já existentes no mercado, como Unidas Livre, Localiza Meoo e Porto Seguro Carro Fácil. Além das locadoras, a Volkswagen também iniciou um programa-piloto com essa mesma modalidade em 2020. No entanto, a seguir, você vai descobrir por que o Flua! tem motivos para se destacar entre os concorrentes.

Carro por assinatura: o que é isso?
Bem, vamos começar do começo, caso você nunca tenha se deparado com esse tipo de serviço. (Se já souber como funciona, pode pular para o próximo item.) Hoje, muita gente não faz questão da experiência de ter (e comprar) um carro próprio, ainda mais quando falamos de um carro zero.
Esse processo pode ser bastante burocrático: muitos papéis para assinar, idas a cartório e despachante, tempo gasto no emplacamento… e por aí vai. Fora isso, há as despesas, muitas vezes não previstas pelo comprador: IPVA, documentação, seguro, estacionamento, pedágio, eventuais multas, revisões programadas e, em parte considerável dos casos, conciliar tudo isso com a parcela do financiamento. Ou seja, um carro não demanda apenas combustível.

Pensando nisso, surge a proposta do carro por assinatura, na onda de muita coisa que hoje é assim consumida (filmes e séries na Netflix, músicas no Spotify, livros digitais no Kindle Unlimited etc.). Com ela, o consumidor escolhe uma franquia de uso (que geralmente varia de 1.000 a 3.000 km mensais), o tempo de contrato (em média, de 12 a 36 meses) e paga um valor fixo mensal pelo serviço.
Em troca, a empresa irá comprar determinado modelo zero quilômetro especificamente para você. Irá oferecer, ainda, serviços como gestão de multas (na maioria dos casos, a empresa paga e você a reembolsa), revisões programadas, seguro, documentação e IPVA inclusos. Desse modo, você de fato só precisa se preocupar com combustível e estacionamento — além de pagar o valor acordado todo mês, é claro.

Quais modelos estarão disponíveis?
Uma das grandes vantagens de se optar pelo serviço da FCA será a ampla oferta de modelos e versões, que contará não apenas com os modelos da Fiat, mas também da Jeep. Desse modo, será possível escolher modelos badalados, como Toro e Compass, sem necessariamente ficar preso às versões trabalhadas pelas locadoras de modo tradicional (geralmente, as de entrada ou no máximo intermediárias).
Por exemplo, se você estiver em busca de um Fiat Argo, terá uma oferta restrita nos serviços existentes hoje no mercado. O Porto Seguro Carro Fácil não oferece o modelo, enquanto na Unidas e na Localiza ele se encontra disponível apenas na versão Drive 1.0. Já no Flua!, é possível encontrar ainda a versão mais vendida para o consumidor final, a Trekking. O mesmo vale para Compass e Toro, que no Flua! estarão disponíveis não apenas nas versões flex como também nas diesel.

Isso se torna um chamariz para que mais pessoas façam adesão a esse tipo de serviço, até então muito restrito a quem \”não gosta tanto\” de carro, estando preocupado apenas com o seu lado funcional e o custo-benefício. Ao abrir o leque de opções, a FCA começa a conversar com aquele cliente que deseja ter um carro mais personalizado, do seu jeito.
A Fiat irá oferecer quase toda a sua gama, porém, nem todas as versões estarão disponíveis:
- Argo Drive 1.0 e Trekking 1.3.
- Nova Strada Freedom 1.3, Endurance 1.3, Volcano 1.3. (Nota: a Fiat divulgou \”Endurance 1.3\”, mas essa versão utiliza o motor 1.4 Fire EVO.)
- Toro Freedom 1.8 Flex 4×2 e Ultra 2.0 Diesel 4×4.
- Cronos Drive 1.3 e Precision 1.8.
- Grand Siena Attractive. (Nota: a Fiat não especificou se seria Attractive 1.0, Attractive 1.4 ou ambas.)
- Doblò Essence 1.8.
- Fiorino Hard Working 1.4.
- Ducato Maxicargo.

Já a Jeep entrará com seus modelos nacionais, nas seguintes versões:
- Renegade Longitude. (Nota: a Jeep não especificou se seria flex, diesel ou ambas; como no Compass foi especificado, é possível que se trate apenas da flex.)
- Compass Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel.
Mas eu posso escolher a cor?
Sim, mesmo nos serviços existentes hoje isso já é possível. No entanto, o da FCA trará um diferencial: a montadora promete que será possível montar o carro exatamente como se estivesse comprando-o pelo modelo tradicional. Esse tipo de personalização não está disponível nos outros serviços, que trabalham com pacotes fechados.
A possibilidade de escolher não apenas a cor como também inserir um pacote que complemente o carro, de acordo com as necessidades específicas de quem o está \”adquirindo\”, reforça o ponto de que o Flua! deve chamar a atenção de compradores que não optariam por essa modalidade.

Como adquirir um carro por assinatura da FCA?
A FCA promete que será um processo totalmente digital e rápido, feito por meio de um site ou de um aplicativo. Ao se conectar, você irá escolher o modelo. Depois, definir cor, opcionais, pacote de quilometragem — o Flua! contemplará as opções de 1.000, 2.000 ou 3.000 km mensais — e duração do contrato — poderá ser de 12, 24 ou 36 meses. Por fim, será necessário assinar o contrato virtualmente, via e-mail.
A retirada do veículo, produzido sob demanda, é feita na concessionária Fiat ou Jeep selecionada. Em um primeiro momento, o número será restrito, pois o serviço estará em fase de testes, mas a ideia é que cresça ao longo de 2021. Serão 28 concessionárias de São Paulo e 4 do Paraná (nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Valinhos, Vinhedo e Curitiba), sendo 24 da marca Fiat e 8 da Jeep.
Se um carro como o que você pediu estiver disponível no estoque da concessionária, a entrega poderá ser antecipada. No mesmo aplicativo da compra, o cliente irá acompanhar etapa a etapa a entrega do carro, além de encontrar serviços como assistência 24 horas (veicular e residencial), agendamento de manutenção, consulta aos dados do veículo contratado e gestão de multas.
E na hora da revisão?
Apesar de adquirir o serviço ou fazer a retirada do carro em pontos específicos, a boa notícia é que as revisões programadas poderão ser feitas em qualquer uma das mais de 700 concessionárias do grupo (somando pontos Fiat e Jeep), independentemente de ter ou não o ponto de atendimento Flua!.

O que acontece quando acaba o contrato?
Nesse tipo de serviço, o carro não fica no seu nome, mas sim no da empresa. Afinal, você não o está comprando. Na prática, trata-se de um aluguel de longo prazo, e é por isso que a empresa deixa você escolher algumas características do carro. Nos serviços existentes hoje, você obrigatoriamente precisa devolver o carro depois de 1, 2 ou 3 anos de contrato, podendo fazer uma nova assinatura, se desejar.
Isso porque o serviço faz parte do modelo de negócios das locadoras de veículos, que então revendem o carro numa loja de seminovos por um preço mais baixo. Isso vem provocando uma espécie de crise no modelo tradicional de comércio de carros.
Veja também: Fiat, Alfa, Jeep, Maserati… Como andam os planos de eletrificação da FCA ⬇️
Agora, o Flua! surge também como uma resposta a essa iniciativa das locadoras, dando às concessionárias da FCA a oportunidade de adotar uma estratégia semelhante. Porém, do ponto de vista do consumidor, o serviço da FCA tem um grande diferencial: ao final do contrato, quem tem prioridade na compra do carro é o cliente.
Com isso, se você desejar adquirir o veículo com o qual esteve ao longo do contrato, será possível. Se não quiser, aí sim a prioridade será da concessionária. Isso também é uma resposta à mentalidade que muitos têm de estar gastando dinheiro em algo que não é seu, típica do consumidor que gosta do modelo tradicional. Afinal, após \”investir\” tanto dinheiro naquele carro, você não precisará necessariamente se desfazer dele.
Os diferenciais do Flua! aliados a tendências de mobilidade, especialmente na aquisição de carros zero, têm grandes chances de fazer com que o serviço dê certo no Brasil. E, assim, a Fiat se mostra mais uma vez como uma das pioneiras na indústria automotiva, mesmo quando ela já não é mais a mesma.
Quer ver mais conteúdos como este? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Três e Meio!