
Séries especiais se destacam por trazerem um ótimo custo-benefício e aquele algo a mais que só elas têm. Será que é o caso da Tributo 125, lançada pela Fiat na semana passada?
A série que celebra o surgimento da marca italiana está disponível em Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro, com preços partindo dos R$ 94 mil e chegando aos R$ 185 mil.
Mas, se olharmos para a maioria dos carros, tudo o que a Fiat fez foi se aproveitar das versões mais vendidas de cada modelo e equipá-las com um pacote opcional já existente. É o bastante para fazer você desembolsar um pouco mais?

O que é quanto custa a série Tributo 125?
São versões especiais, mas não limitadas, dos modelos brasileiros da Fiat, trazendo mais equipamentos, além de detalhes e acabamentos exclusivos.
A série estará disponível nas cores preto, cinza e branco, a depender do modelo, sendo que para Argo, Strada, Pulse e Fastback há a opção do Branco Alaska (perolizado), até então não ofertado neles. O teto é sempre preto.

Entre os diferenciais em comum para todos os carros, está a presença de central multimídia, ar digital, faróis de neblina, câmera de ré, bancos de couro, badges exclusivos e detalhes em bronze. E a Fiat Flag ganhou a cor dourada para celebrar o aniversário.
Os preços são:
- Argo Tributo 125 1.0 Firefly: R$ 93.990
- Pulse Tributo 125 Turbo 200: R$ 128.990
- Fastback Tributo 125 Turbo 200: R$ 133.990
- Strada Tributo 125 1.3 Firefly AT: R$ 134.490
- Toro Tributo 125 Turbo 270: R$ 184.499.

Fiat Toro Tributo 125: vale a pena?
O caso da Toro é um ótimo exemplo de como a série especial Tributo 125 funciona na prática.
Na versão Volcano Turbo 270, a picape normalmente sai por R$ 175.990. Se equiparmos essa versão com uma cor perolizada (que custa R$ 2.490) e o pacote Tecnologia e Design Black (de R$ 6.500), o valor final sobe para R$ 184.980. Ou seja, apenas R$ 481 a mais do que a Fiat cobra pela Tributo 125.
Mas se você não fizer questão da estética escurecida, pode optar pelo pacote Tecnologia, que custa R$ 5.890 e leva o preço da picape a R$ 184.370 – uma economia de R$ 129 em relação à série especial.

Fiat Strada Tributo 125: é um bom negócio?
Se olharmos para a Strada, a situação é muito semelhante à da Fiat Toro.
A versão Volcano AT tem preço de tabela de R$ 127.990. Com a adição de um tom metálico por R$ 2.290 e do pacote Volcano Plus por R$ 3.500, a picape sai por R$ 133.780 — ou seja, R$ 710 a menos do que a série especial.
Também nesse caso, a única coisa que a Strada \”normal\” fica devendo são os detalhes estéticos escurecidos ou em bronze, além da Fiat Flag dourada.

Fiat Argo Tributo 125: um pouco mais completo
O Fiat Argo é outro que fica mais barato sem a série Tributo 125.
Na versão Drive 1.0, o preço de tabela começa em R$ 87.990. Com o opcional Drive Top, de R$ 2.990, e a cor metálica, de R$ 1.990, o preço do carro sobe para R$ 89.980 — uma economia de R$ 4.010 em relação à Tributo 125.
Nesse caso, a diferença é maior porque a série especial agrega bancos de couro, indisponíveis no kit Top, e rodas de liga leve aro 15, enquanto o pacote traz apenas calotas. No fundo, portanto, você está pagando por esses itens ao optar pela série especial.

Fiat Pulse e Fiat Fastback Tributo 125: os SUVs da Fiat são uma boa opção?
O caso dos SUVs é um pouco mais complexo. Isso porque o Fastback Turbo 200 não pode receber, na versão padrão, os itens que a série especial agrega; e, no caso do Pulse, a versão nem mesmo existia.
Provavelmente o SUV coupé é o carro que faz mais sentido ser comprado com o pacote especial. Isso porque a versão Turbo 200 é tabelada em R$ 119.990 e, além de não ofertar nenhum opcional, também não cobra nenhum valor extra pelas cores diferentes do preto.
Os R$ 14 mil extras que a Fiat pede na Tributo 125 servem para justificar equipamentos, portanto, que jamais seriam vistos nesse carro: bancos e volante de couro, central multimídia maior (de 10,1 pol.), pintura bicolor, faróis de neblina e chave presencial com partidas por botão e remota.
A maioria desses equipamentos, com exceção do sistema keyless, é opcional mesmo na versão acima da Turbo 200, a Audace, que custa R$ 148.990 e pode chegar quase aos R$ 155 mil quando equipada com eles — mas, nesse caso, você leva também o sistema ADAS e o carregador por indução, indisponíveis na Tributo 125.

Por fim, no caso do Fiat Pulse, a série marca a volta da versão Drive Turbo 200, que era uma das mais vendidas do SUV até sair de linha em 2023. Por R$ 128.990, ele custa apenas R$ 5 mil a menos que o irmão maior Fastback.
É preciso ter em mente que a versão Audace do Pulse custa R$ 122.990 e, se equipada com os opcionais Pack Tech Design (de R$ 3.490) e Pack Safety (de R$ 2.490), sai por R$ 129.960, ou seja, por apenas R$ 970 a mais você leva tudo o que a Tributo 125 oferece e ainda pacote ADAS, retrovisor fotocrômico e sensores de chuva e crepuscular.
Mas, se não fizer questão deles, pode pagar menos de R$ 128 mil no Pulse Audace só com o Pack Tech Design e economizar R$ 1.520 em relação à série especial, cujos únicos itens que não podem ser colocados na Audace são farol de neblina e bancos de couro.

Se você quer economizar…
Ainda há outro fator que joga contra a série Tributo 125. Se optar por comprar as versões regulares, você poderá encontrar unidades no estoque das lojas com descontos.
Por exemplo: no próprio site da Fiat um Fastback Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth 2024/2025 é anunciado por R$ 134.990 na concessionária Savol São Caetano; essa é a versão de topo do SUV, já com um motor mais potente e todos os equipamentos a que o carro tem direito. No caso da versão Audace, há ofertas na Grande São Paulo por menos de R$ 120 mil, e no da Impetus, por menos de R$ 130 mil.
O mesmo vale para a Strada Volcano AT, com ofertas variando entre R$ 118 mil e R$ 127 mil, e para o Pulse Audace, que pode ser encontrado por menos de R$ 115 mil.
É preciso fazer a ressalva de que, nesses casos, nem sempre você encontrará os modelos com os kits opcionais, mas, fazendo uma pesquisa, com certeza há boas chances de sair com os equipamentos da série Tributo 125 pagando menos em unidades de estoque.

Então quer dizer que a série não vale a pena?
A resposta para essa pergunta depende, obviamente, do seu gosto. Há itens estéticos exclusivos da Tributo 125, como a Fiat Flag dourada, os detalhes em bronze no interior e etiquetas especiais, também na cor bronze, nos bancos e na manopla do câmbio — além do badge próximo à caixa de roda. Mas é só isso. Cabe a você decidir se é algo que lhe desperta a atenção a ponto de desembolsar um pouco mais e levar o carro com a série especial.
Se quiser conhecer mais sobre a série e seus detalhes — ou a falta deles —, vale ouvir o episódio 78 do podcast:
https://open.spotify.com/episode/5PtUAh3uy9kN2WZozGn8iM?si=a6zRTrWsRD2vZy5MTo3MQQ